Consumidores reclamam do reajuste do leite e ovos em Antônio Prado
Escrito por Ronei Marcilio em março 25, 2020
Procon de Antônio Prado notificou estabelecimentos comerciais do ramo
Em redes sociais e através de telefonemas para a Rádio Solaris, recebemos reclamações de consumidores sobre o aumento abusivo do leite nos supermercados. A todos orientamos que, caso se sentirem lesados deveriam procurar o órgão responsável, no caso o Procon.
Em contato com alguns estabelecimentos comerciais para esclarecer o aumento, fomos informados que o reajuste partiu dos laticínio. Segundo eles, as industrias alegam o reajuste de venda por parte dos produtores e que as mesmas só repassam o valor.
Desde o início da semana, quem comprou o produto teve que desembolsar 50% a mais. Alguns comércios ainda não reajustaram, porém a grande maioria já repassou ao consumidor final.
Após receber diversas reclamações de consumidores sobre o aumento, o Procon de Antônio Prado notificou estabelecimentos comerciais do ramo.
As notificações, enviadas por e-mail, pede aos empresários que reúnam notas de compra e venda do produto desde janeiro deste ano.
Em Santa Catarina, por exemplo, Associação Catarinense de Supermercados (Acats), registrou um acréscimo de 50%. Segundo o representante, os estabelecimentos repassam o valor que é definido pelos produtores.
Não conseguimos contato com a Associação Gaúcha de Supermercados – AGAS, para saber se no estado o reajuste foi pelo mesmo motivo do estado vizinho.
Ovos
Na mesma linha seguem as granjas produtoras de ovos da cidade. Conversamos com uma delas, que prefere não se identificar, segundo a proprietária ouve um acréscimo na alimentação das aves, milho e ração. também sofreram reajustes as embalagens, ocasionando um aumento de
R$ 1, 00 a bandeja de 30 ovos.
Além desses dois produtos, muitos outros foram reajustados nos supermercados.
Foto Ilustrativa
Redação Jornalista Ronei Marcilio