Faixa Atual

Título

Artista


Conhecer e acolher para prevenir – Setembro Amarelo

Escrito por em setembro 11, 2019

Neste mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipê está desenvolvendo diversas ações de conscientização para a prevenção de suicídios. No domingo (08/09) a secretaria participou com o Espaço Saúde durante a Semana de Arte e Cultura realizada no Salão Paroquial. Além disso, os agentes comunitários de saúde foram capacitados pela Psicóloga Ana Paula Grigol sobre o tema: Entendendo o Suicídio: Sinais para saber e agir.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil, fatores de risco para o comportamento suicida e, principalmente, orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, novo em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda, atenção de quem está a sua volta e realizar o tratamento correto, ou seja, não parar o tratamento sem o devido conhecimento do profissional que lhe atende.

Caso esteja diante de uma pessoa em crise, é importante mobilizar a rede social de apoio – família, amigos e pedir ajuda de um profissional de saúde. Não ignore a situação.

Nas Unidades de Saúde, as equipes de Saúde da Família podem fazer o acolhimento, avaliação e encaminhamentos necessários. Outros serviços de referência no município são o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, Conselho Tutelar, profissionais da educação, Polícia Civil e Militar e serviço de emergência do Hospital São José.

Assessoria Imprensa Prefeitura

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *