Faixa Atual

Título

Artista


Confira a programação do Outubro Rosa em Flores da Cunha

Escrito por em outubro 6, 2020

Atividades este ano serão diferenciadas em virtude da pandemia do novo coronavírus

O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi e as Unidades Básicas de Saúde de Flores da Cunha com apoio da pasta da Saúde, terão uma programação diferenciada em decorrência da pandemia do Covid-19. Decoração das UBSs e entrega de material explicativo estão na programação do Outubro Rosa que visa à conscientização e o combate ao câncer de mama.

Outubro Rosa

O “Outubro Rosa”, como é conhecido o movimento, é referente ao laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. A mobilização começou nos Estados Unidos no começo da década de 90, com algumas ações isoladas. Atualmente, a ação acontece em várias cidades ao redor do mundo e é direcionada à conscientização das mulheres.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil (primeiro é o câncer pele não melanoma), totalizando 25% dos casos novos a cada ano. A estimativa do instituto é de que mais de 60 mil pessoas sejam descobertas com a doença no Brasil em 2019. Quando o diagnóstico é feito no início as chances de cura chegam a 90%.

PROGRAMAÇÃO EM FLORES DA CUNHA – OUTUBRO ROSA

CENTRO DE SAÚDE IRMÃ BENEDITA ZORZI

5/10 e 6/10 – Roda de conversa sobre a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, além de demonstração de técnicas de autoexame. Esclarecimento de dúvidas referente a mamografia.

13/10 – Mesa de café especial para as mulheres que comparecerem na UBS com distribuição de folders e lacinhos.

19/10 e 20/10 – Dicas de hábitos para uma rotina saudável ( com distribuição de mimos naturais),  sorteio de uma cesta com mimos.

26/10 e 27/10 – Atividade laboral com alongamentos e dança estimulando hábitos saudáveis.

O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi também montou murais explicativos e está promovendo a arrecadação de lenços para doação à liga de combate ao câncer de mama.

UBS HILDEBRANDO CARDOSO  PEREIRA – SÃO PEDRO

Será realizada uma campanha virtual alusiva ao Outubro rosa na página do facebook da UBS, além da distribuição de material informativo e orientações sobre o tema na sala de espera.

 UBS ANTÔNIO MATIAS FALAVIGNA- NOVA ROMA

A UBS foi decorada em alusão ao tema e tem uma faixa na frente da UBS lembrando da importância da data. Além disso, serão distribuídas fitas cor de rosa em formato de laço juntamente com orientações sobre a importância da prevenção dos cânceres do colo do útero e mamas para as pacientes que forem na UBS e nas visitas domiciliares das Agentes de saúde.

UBS DR. CLAUDINO CAETANO MURARO- UNIÃO

A UBS foi decorada, e durante os atendimentos serão entregues uma lembrancinha e um panfleto explicativo às pacientes.  As lembrancinhas foram confeccionadas pela oficina terapêutica coordenada pela psicóloga Marina Fochezatto.

UBS MATO PERSO

A UBS foi decorada, e durante os atendimentos serão entregues materiais explicativos às pacientes.

UBS DR. ANTÕNIO TASIS GONZALEZ –OTÁVIO ROCHA

A UBS foi decorada, e durante os atendimentos serão entregues uma lembrancinha e um panfleto explicativo às pacientes.

UBS ANTONIA SUSIN MACCAGNANN- SÃO GOTARDO

Na UBS de São Gotardo, foram feitas camisetas personalizadas para a equipe usar durante o mês outubro e enfeitada a unidade. Além disso, serão entregues materiais informativos e imãs de geladeira para as mulheres que forem à UBS.

Fonte e foto: Ass.Imprensa Prefeit.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *