Faixa Atual

Título

Artista


Concurso Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias será lançado em julho

Escrito por em junho 30, 2022

Os técnicos já estão visitando vinícolas da cidade para realizar a coleta de amostras

O 25º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul já tem data para lançamento oficial: será no dia 12 de julho. Produtores de uva e vinho já estão recebendo visitas dos técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), que são os responsáveis por fazer o recolhimento das amostras.

Nesta quarta-feira (29) foi realizada mais uma reunião itinerante do comitê organizador, desta vez na Vinícola Pagliosa, na Terceira Légua. O rodízio é uma novidade implementada pelo comitê com objetivo de promover maior integração entre as cantinas.

No processo que vem sendo realizado pelos técnicos no interior do município, os profissionais retiram das pipas a quantidade necessária à degustação e etiquetam provisoriamente as garrafas. Depois, para a avaliação por especialistas, a identificação será feita apenas com números, para que os degustadores não saibam qual vinho está sendo avaliado. No caso de bebidas já engarrafadas, os rótulos e formatos serão ocultados. A análise sensorial será realizada na última semana de julho.


“Acreditamos que ao longo destes 25 anos, a seriedade do trabalho dos técnicos e parceiros conferiu credibilidade ao concurso” , diz o engenheiro agrônomo Flávio Hillebrand, que atua no evento desde 2005 pela SMAPA.

Segundo os técnicos, a adesão das cantinas está sendo muito positiva e o número de vinícolas participantes deve ser o maior dos últimos quatro anos.

“Por esta ser uma edição especial, o comitê criou incentivos como por exemplo gratuidades na taxa de inscrição, proporcionais ao número total de amostras. Quanto mais amostras inscritas e avaliadas, melhor para a cantina e para a evolução contínua da qualidade dos vinhos, sucos e espumantes caxienses”, acrescenta Hillebrand.

Outra novidade deste ano é a inserção do Troféu ou Medalha “Grande Ouro” para amostras com pontuação superior a 93, conforme critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), com sede na França.

As categorias são Tinto de Mesa, Branco de Mesa, Rosado de Mesa, Branco Vinífera, Tinto Vinífera, Vinífera Engarrafado, Vinho Suave, Espumante (Brut, Extra Brut e Nature), Espumante Moscatel e Suco de Uva.

O Concurso é promovido pela SMAPA, em parceria com a Rede de Vinícolas (Revinsul) e um comitê formado por representantes de cantinas.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *