Faixa Atual

Título

Artista


Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul inicia avaliação das amostras

Escrito por em julho 26, 2022

Estão sendo avaliadas 292 amostras coletadas em 40 vinícolas

Começou a principal etapa do 25º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul. Desde o início da manhã desta terça-feira (26), 27 especialistas avaliam as amostras inscritas no certame – um número recorde. A degustação, que está sendo realizada no Centro de Eventos da Festa da Uva, vai até quinta-feira (28).

O trabalho iniciou pelos vinhos de mesa (brancos, rosados e tintos) e sucos de uva. Na quarta-feira será a vez das categorias viníferas (brancos e tintos) e dos vinhos tintos de mesa suaves, que pela primeira vez estão sendo avaliados no concurso. Na quinta-feira, os degustadores avaliam os vinhos tintos de uvas viníferas engarrafados e espumantes (que também foram incluídos nesta edição).

Os avaliadores degustam às cegas, isto é, sem saber de qual cantina procede cada amostra. Todas as 292 amostras coletadas em 40 vinícolas foram codificadas pela equipe por meio de etiquetas numeradas. “Nesta edição, os coordenadores das bancas estão incentivando os avaliadores a, além das notas, anotar também observações nas fichas. Assim, as cantinas terão um retorno bem detalhado sobre as características de cada amostra, podendo qualificar ainda mais seus produtos”, explica o engenheiro agrônomo Flávio Hillebrand.

A premiação dos vinhos, sucos e espumantes vai ocorrer em setembro, durante jantar-baile no salão de São Romédio.

Fotos: Alexandra Baldisserotto


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *