Faixa Atual

Título

Artista


Comércio do Rio Grande do Sul poderá reabrir a partir de 22 de março

Escrito por em março 17, 2021

O Governo do Estado permitiu a retomada do modelo de cogestão, o que faz com que a região que for enquadrada em bandeira preta possa adotar os protocolos da bandeira vermelha

Depois de três semanas em bandeira preta, o comércio de todo o Estado do Rio Grande do Sul poderá voltar a abrir suas portas a partir de 22 de março. Com algumas restrições, o Governador Eduardo Leite apresentou na terça-feira (16), um documento que permite a retomada do modelo de cogestão e faz com que a região que for enquadrada em bandeira preta possa adotar os protocolos da bandeira vermelha. 

As regras para o distanciamento controlado serão mais rígidas. O comércio não essencial poderá atuar somente de segunda a sexta, até às 20h e restaurantes e bares poderão funcionar sem restrição de dias, com os serviços disponíveis até às 17h. Já hotéis e alojamentos estão permitidos com lotação máxima de 50% com Selo Turismo Responsável e 30% sem Selo Turismo Responsável.

Algumas adequações nos protocolos para as demais atividades seguem sendo analisadas. As restrições básicas seguem o mesmo estilo, com a obrigatoriedade do uso da máscara, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, higienização das mãos e das superfícies com álcool 70% e ventilação nos ambientes. 

Segundo Leite, as regiões poderão adotar medidas mais flexíveis que a bandeira final, mas não menos rígidas que a bandeira imediatamente inferior. Na questão da educação, o modelo de cogestão segue vetado, não sendo permitido o retorno do ensino em modelo presencial quando a região estiver enquadrada em bandeira preta.  

O governo também confirmou que vai manter o fechamento de atividades das 20h às 5h até 30 de março. Já nos finais de semana (sexta, sábado e domingo), a restrição irá permanecer em vigor até o final de abril.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *