Comércio de rua de Caxias Sul fechará as portas a partir da meia-noite deste sábado
Escrito por Rogerio Costanza em março 20, 2020
Prefeito Flávio Cassina assinou decreto nesta sexta-feira a princípio por 15 dias. Medida atinge também agências bancárias e construção civil entre outros
A Prefeitura de Caxias do Sul publicou na tarde desta sexta-feira , dia 20 de março, no Diário Oficial do Município, mais um decreto que estabelece novas medidas para o enfrentamento do coronavírus. Segundo decreto assinado pelo prefeito Flávio Cassina, a partir deste sábado, dia 21, ficam suspensas as atividades na indústria, construção civil, comércio de qualquer natureza, agências bancárias, lotéricas, cartórios, hotéis e motéis. A medida vigora a princípio por 15 dias, mas com possibilidade de ser prorrogada.
Seguem funcionando as farmácias, lavanderias, distribuidoras de gás e água mineral, padarias, distribuidoras de luz (RGE) e água (Samae), serviço de limpeza urbana e coleta de lixo, clínicas, laboratórios, hospitais e comércio de produtos para área da saúde, higiene e assepsia, adotando as medidas de limpeza adequadas para o período como disponibilizar álcool gel para clientes e informações sobre prevenção à doença.
Atendimentos ficam restritos nos supermercados, mercearias, açougues entre 8h e 20h, com equipe reduzida e restrição no atendimento aos clientes; postos de combustíveis das 8h às 18h (lojas de conveniência também não estarão fechadas. É vedada a manutenção de mesas para consumo nas dependências das lojas); restaurantes e lanchonetes apenas em atendimento delivery; e clínicas veterinárias em regime de plantão para venda de rações e medicamentos.
Transporte
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que o serviço de transporte urbano coletivo, operado pela Viação Santa Teresa (Visate), atenderá a partir deste sábado, dia 21, com até 25% da frota. O transporte público urbano será direcionado prioritariamente ao uso de profissionais da área da saúde, dos serviços públicos, de segurança pública e de abastecimento alimentar.
Ainda, consta no decreto, que o transporte coletivo urbano e intramunicipal irão operar somente com linhas especiais a serem definidas pela SMTTM; ficam suspensas todas as gratuidades, inclusive o passe livre do último domingo do mês; e está suspensa a operação de táxi-lotação e transporte por fretamento. Seguem funcionando os táxis e veículos por aplicativo com as regras de higiene já divulgadas.
