Começam as discussões da reforma da Previdência no plenário do Senado
Escrito por Luiz Augusto Filipini em setembro 11, 2019
Expectativa de votação era para esta semana.
A primeira reunião para discutir a reforma da Previdência no plenário do Senado ouviu economistas e especialistas sobre o tema. O que era uma sessão deliberativa foi transformada em sessão temática, e entrou na contagem do prazo de cinco sessões para levar a PEC para votação.
O secretário da Previdência, Rogério Marinho, participou do debate e repetiu o que vem afirmando desde a entrega do texto ao Congresso: que o déficit da Previdência no Brasil aumenta R$ 40 bilhões ao ano.
Marinho também afirmou que mesmo aprovada a reforma, isso não significará que haverá uma diminuição imediata ou a paralisação deste déficit previdenciário.
A expectativa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, é que a votação da PEC ocorresse nesta semana. Mas, como não houve acordo entre os líderes para acelerar a tramitação, a reforma da Previdência só vai à votação no plenário, em primeiro turno, na próxima semana.
Nesta quarta-feira será realizada a segunda sessão para discutir a matéria, restando assim outras três antes da votação.
A PEC da Previdência deve ser apreciada em dois turnos, e precisa do voto favorável de no mínimo 49 senadores para ser aprovada.
Fonte: Agência Brasil – Karine Costa.