Faixa Atual

Título

Artista


Combate às fake news será tema de seminário público nesta sexta em Caxias do Sul

Escrito por em julho 20, 2022

A vereadora Denise Pessôa faz o apelo a população para que as notícias falsas durante a campanha eleitoral sejam combatidas

Um seminário de combate às notícias falsas, as chamadas fake news, será realizado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul na próxima sexta-feira (29). Com o tema: “Os desafios no enfrentamento à desinformação”, a presidente da Câmara, vereadora Denise Pessôa, explica que o objetivo principal é combater a desinformação durante a campanha eleitoral, que inicia em agosto.

“Queremos desmistificar as desconfianças com relação à segurança do voto por meio da urna eletrônica. Já fui vítima de notícia falsa. Não é brincadeira mexer com a vida das pessoas. Dependendo do grau da desinformação, é possível gerar violência”, alerta Denise.

A abertura do evento será às 8h30, com a presença da presidente da Câmara e representantes de órgãos parceiros. Às 9h, a vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, abordará o tema “A  atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação”.

Às 10h, o tema é “A Segurança do voto eletrônico”, com o coordenador da Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-RS, Luis Fernando Schauren. Às 13h30, participa o professor de Direito Eleitoral e Digital do Mackenzie, Diogo Rais, que também é membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Ele tratará sobre o “Direito Eleitoral Digital”. O último painel prevê o “O papel da advocacia no combate à desinformação”, com o advogado Frederico Cattani, da Comissão Pleitos Eleitorais da OAB/Caxias.

Para quem não puder acompanhar de forma presencial, o debate acerca do tema terá transmissão pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelas redes sociais do Parlamento (Facebook e YouTube). Estudantes interessados na obtenção de certificado de participação podem se inscrever por meio deste link.

O Seminário é promovido pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, em parceria com a Escola do Legislativo caxiense, o TRE/RS, a Ordem dos Advogados do Brasil/OAB-Seccional Caxias do Sul, a Escola Superior de Advocacia (ESA), o Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE), a ARI Serra Gaúcha, UCS, FSG, UNIFTEC e IDEAU.

Confira a programação completa:

Seminário de Combate às Fake News nas eleições 2022: Os desafios no enfrentamento à desinformação
8h30 – Abertura do Evento
Presidente da Câmara, Vereadora Denise Pessôa e representantes das entidades parceiras

9h – A atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação
Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral TRE-RS

10h – A Segurança do voto eletrônico
Luis Fernando Schauren – Comissão de enfrentamento à desinformação TRE-RS

13h30 – Direito Eleitoral Digital
Diogo Rais – professor de Direito Eleitoral e Digital do Mackenzie e membro da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político)

15h45 – O Papel da Advocacia no combate à desinformação
Frederico Cattani – Comissão Pleitos Eleitorais – OAB/Caxias

17h – Encerramento


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *