Faixa Atual

Título

Artista


Combate ao coronavirus completa cinco meses em Bento Gonçalves

Escrito por em julho 6, 2020

Comitê de Atenção ao Coronavirus foi criado em 30 de janeiro

Na última semana completaram cinco meses que a Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou as ações de monitoramento ao Coronavírus na cidade. No dia 30 de janeiro foi criado o Comitê de Atenção ao Coronavírus que reúne Prefeitura, Hospital Tacchini, Associação Medica de Bento Gonçalves e Unimed.

As ações foram sendo intensificadas e seguiram eixos de planejamento, que envolveram a comunicação da população evitando fake news e tratando com transparência todos os fatos; prevenção com as orientações para população com distribuição de material.

Após reuniões com setores da economia e entidades, no dia 20 de março a Prefeitura publicou o 4º decreto com novas regras do distanciamento social controlado, que suspendeu atividades na indústria, comércio e outros estabelecimentos. Hoje o Município está no 16º decreto para regramento de ações e seguindo o modelo de bandeiras do Distanciamento controlado do Governo Estadual.

O isolamento social foi um fator fundamental para o achatamento da curva epidemiológica e estruturação do sistema de saúde, foram construídos 40 leitos de isolamento com auxílio da comunidade empresarial e oito Mini UTIs na Unidade Básica de Saúde. No Hospital Tacchini os leitos de UTI foram ampliados em 150%, passando para 50, sendo 23 no Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das ações do Município foi a testagem ampliada dos pacientes.  Mais de 4 mil testes já foram realizados. A estratégia também tem recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, são testados pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública, idosos em instituições e demais pessoas monitoradas pela Secretaria da Saúde.

A Central de Atendimento ao Coronavírus monitora 462 pessoas, que apresentaram sintomas da doença e cumprem o isolamento domiciliar. O acompanhamento é feito com ligações diárias para os quadros mais graves, e a cada dois dias para os casos mais leves.

Fonte: Grupo Solaris com informações da Prefeitura de Bento Gonçalves.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *