Faixa Atual

Título

Artista


Com recorde de público, La Prima Vendemmia reuniu 40 mil visitantes em Nova Roma do Sul

Escrito por em fevereiro 3, 2020

Festa ocorreu em dois fins de semana com show de encerramento do cantor sertanejo Loubet

Reunindo cerca de 40 mil visitantes em dois fins de semana, a La Prima Vendemmia 2020 encerrou neste domingo, em Nova Roma do Sul, com recorde de público. A festa é o principal evento do município e teve início no dia 24 de janeiro. Responsável por abrir o calendário de festas que celebram a colheita de uvas na Serra Gaúcha, a La Prima Vendemmia realizou a sua 14ª edição em 2020.

Ao todo, estima-se que quatro toneladas de uva foram distribuídas ao público. A programação da La Prima Vendemmia contemplou degustação de uvas, shows, jogos coloniais e feira com dezenas de expositores. As atrações eram todas gratuitas e realizadas no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, bem no centro do município.

O filó encenado foi outro ponto alto da festa. O evento ocorreu nos dois sábados de programação e contou com a participação de mais de 80 moradores de Nova Roma do Sul. Durante o espetáculo, a comunidade encenou a história da chegada do povo italiano à região embalada pela luz de lampiões. O encontro é considerado o maior filó da Serra Gaúcha.

Ao contrário das edições passadas, a La Prima Vendemmia 2020 foi realizada em dois fins de semana. A presidente da festa, Daniela Grazziotin Fávero, destaca que o clima bom registrado nos dois fins de semana e a programação intensa da feira potencializaram a movimentação do público: “Essa edição ficará marcada especialmente pelo seu tamanho. Não dobramos apenas a quantidade de dias: nós duplicamos as visitas, os passeios, as atrações, os shows e as vendas. A comunidade de Nova Roma mostrou todo o seu potencial e a sua capacidade de realização”, ressalta.

Os passeios pelo interior de Nova Roma do Sul partiam dos pavilhões da festa e fizeram sucesso entre os visitantes. Ao todo, quatro roteiros eram oferecidos ao público. Cerca de 1,3 mil pessoas conheceram os pontos turísticos da cidade. “Ficamos impressionados com o envolvimento da comunidade. Estamos em uma época de colheita, então o agricultor tem bastante trabalho na sua propriedade. Mesmo assim, a contribuição foi enorme, o que fez com que a nossa festa fosse ainda maior”, conta o prefeito de Nova Roma, Douglas Pasuch.

O trio de soberanas desta edição da La Prima Vendemmia é formado pela rainha Milena Stefan Volpato e as princesas Jéssica Vanzin e Fernanda Cadoná. A programação do último dia de festa encerrou com o show do cantor sertanejo Loubet. A La Prima Vendemmia ocorre de dois em dois anos, sempre na abertura da vindima. 

OS NÚMEROS DA FESTA

:: A festa reuniu mais de 40 mil visitantes nos seis dias de evento;

:: As duas noites em que cerca de 80 moradores apresentaram o filó cênico registraram, juntas, um público superior a 4 mil pessoas. Ele se consagra, portanto, como o Maior Filó da Serra Gaúcha;

:: A 1ª Corrida em Trilhas e Vinhedos reuniu cerca de 300 participantes;

:: Distribuição de uva: 4 toneladas foram distribuídas gratuitamente para o público;

:: Passeios pelo interior: mais de 1,3 mil pessoas embarcaram nos passeios que levavam os visitantes para diversos pontos do município de Nova Roma do Sul,

:: Visitantes de mais 50 municípios do Rio Grande do Sul e de outros Estados passaram pela festa: há registros de turistas vindos de Estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Amazonas e outros pontos do país,

:: Shows musicais: 15 atrações subiram ao palco da La Prima Vendemmia e levaram ao público músicas de diversos estilos, além de apresentações cênicas e humorísticas. Desfilaram entre os nomes o sertanejo Loubet, e as consagradas regionalmente Girotondo e Ragazzi dei Monti. A Programação Cultural da La Prima Vendemmia é uma realização do município de Nova Roma do Sul e da Secretaria Especial da Cultura, através do Ministério da Cidadania e conta com patrocínio da Ceran – Companhia Energética Rio das Antas.

:: Encontro de carros antigos: 150 carros de diversas décadas estacionaram na 14ª La Prima Vendemmia no último domingo do evento. Até um exemplar da década de 1950 estava entre as raridades: trata-se de um Ford Prefect 1951.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *