Faixa Atual

Título

Artista


Com 91 servidores afastados por Covid, quatro UBSs fecham temporariamente em Caxias

Escrito por em janeiro 11, 2022

Moradores do São Victor Cohab, Vila Oliva, Sagrada Família e Villa Lobos terão que procurar atendimento em outros bairros

Com 91 servidores da Saúde afastados, a Prefeitura de Caxias do Sul anunciou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (11) novas medidas adotadas em função do aumento de casos positivos e licença de servidores da pasta por covid-19 ou contato com casos positivos. As decisões foram tomadas após análise do Gabinete de Crise e do corpo técnico da Secretaria Municipal da Saúde e apresentadas, também nesta tarde, para representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Hospitais Pompéia, Virvi Ramos, Geral, Unimed e Círculo, Câmara de Vereadores, União de Associações de Bairros e diversas entidades sindicais e patronais.

Até as 17h30 desta terça, a SMS contabilizava 91 servidores afastados, sendo a maioria de linha de frente, o que inviabiliza a manutenção completa de todos os serviços. Por isso, de quarta a sexta-feira (12 a 14), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Victor Cohab, Vila Oliva e Sagrada Família, além da Villa Lobos (fechada desde o meio-dia de terça-feira), permanecerão fechadas por falta de equipe para manter os atendimentos.

Os usuários da UBS São Victor Cohab devem buscar atendimento nas Unidades Cruzeiro, Bela Vista e Planalto; da UBS Vila Oliva, deverão se dirigir à UBS Fazenda Souza; da UBS Sagrada Família às UBSs Madureira, Centro de Saúde e São Vicente; e da UBS Villa Lobos às UBSs Galópolis, São Caetano e São Leopoldo. Na sexta-feira (14/01), a SMS reavaliará o quadro de servidores para reabrir as unidades com a maior brevidade possível.

As salas de vacinas permanecem fechadas por 30 dias para as vacinas do calendário vacinal, mas a aplicação contra covid-19 e Influenza/gripe não sofre alterações. Para que a população não fique desassistida, o primeiro mutirão para recuperação das vacinas do calendário vacinal ocorrerá neste sábado (15/01). Os locais e horários ainda serão divulgados, conforme o quadro de servidores do momento.

No sábado também haverá ação para testagem de covid-19 na Praça Dante Alighieri, como ocorreu no final de semana anterior. Além disso, desde segunda-feira (10/01) a UBS Centro de Saúde é referência para testagem das 16h30 às 20h. “Fazemos um monitoramento sistemático diário dos afastamentos, redimensionamos serviços conforme prioridade e mantemos vacinas e testagens como medidas prioritárias. Também precisamos lembrar toda a população que a vacina é segura e precisamos trabalhar junto ao controle social e à imprensa para o combate às fake news. Recordar ainda as medidas de prevenção, uso de máscara, evitar aglomerações e manter ambientes arejados”, destacou Dino de Lorenzi, diretor executivo da SMS.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *