Faixa Atual

Título

Artista


Clínico geral orienta população sobre cuidados com a saúde no inverno

Escrito por em junho 24, 2021

O clínico geral, Adair Zanotto, reforça a importância da vacina da gripe neste período

Na manhã desta quinta-feira (24), o clínico geral, Adair Zanotto, participou de entrevista na Rádio Solaris 97.3 FM sobre a importância dos cuidados com a saúde neste período de inverno. Nesta semana a Rádio está produzindo uma série de matérias acerca do tema com o apoio de Janair Lãs e Linhas, Farmácias Associadas – Vide Bula e Sorvelândia.

Segundo o médico as doenças respiratórias mais comuns neste período, além da pandemia da Covid-19, é o vírus da gripe e resfriados que podem evoluir para quadros respiratórios mais graves como uma pneumonia, por exemplo.

Em nossa região que possui como característica um inverno mais intenso o médico indica cuidados que podem fortalecer o sistema imunológico, como: Manter-se bem agasalhado, ter uma boa alimentação e hidratação constantes o que consequentemente contribuem para a defesa do organismo contra doenças. O doutor explica ainda que a transmissão dos vírus se prolifera em ambientes fechados, por isso é importante arejar frequentemente estes espaços para assim diminuir a incidência de sua propagação.

Zanotto salienta também a importância da vacina da gripe que acaba sendo esquecida durante a pandemia devido a gravidade. “Não podemos esquecer que a vacina existe, está disponível e precisa ser feita até porque se a pessoa contrair a Covid e pegar uma gripe, ou vice-versa, esta combinação pode ser fatal”, comentou.

Neste momento que enfrentamos o médico considera a máscara como uma ferramenta que acabou se tornando uma proteção importante e que segundo ele no ano passado pode se observar a diminuição de casos de doenças infecciosas. “Acho que a máscara deve ficar em nossa cultura como já é no Japão, por exemplo. Essa ideia é algo que podemos aproveitar mesmo no pós Covid,” disse.

Para crianças e idosos o médico indica evitar mudanças bruscas de temperatura que podem prejudicar o sistema imunológico. Sobre os sintomas nesta época, tanto da Covid-19, quanto para gripe são praticamente os mesmos sendo os mais comuns febre e tosse o que acabam por confundir o real diagnóstico que só pode ser confirmado através da realização do teste. Portanto mediante a qualquer sintoma a população deve procurar ajuda médica no município, seja por meio das UBS’s, Central de Vacinas, entre outros locais que possam auxiliá-los neste atendimento.

O doutor finaliza indicando a realização da vacina da gripe a população o que tornará difícil a contaminação pelo vírus da Influenza e facilitará o diagnóstico para o Coronavírus caso surjam sintomas.

Ouça a entrevista na íntegra:

Fonte: Grupo Solaris -Repórter Taís Vargas

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *