Faixa Atual

Título

Artista


Chuvas causam transtornos em Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul

Escrito por em julho 8, 2020

Entre os dias 29 de junho e 08 de julho, foram registrados 432 milímetros de chuva

Camping Dalsasso

O Ciclone Bomba que que atingiu o Sul no final do mês de junho até os primeiros dias de julho trouxe destruição e alagamentos para muitas cidades da serra.

Na região de Antônio Prado e Ipê, entre os dias 29 de junho e 08 de julho, foram registrados 432 milímetros de chuva. Nos meses de inverno o normal não passa de 200 milímetros.

Esse acumulo de água veio para resolver o problema dos agricultores que estavam com açudes quase secos, mas também trouxe transtornos. Árvores derrubadas, casas destelhadas, estradas comprometidas para tráfego foram alguns dos problemas.

Somente nos dias 07 e 08 de julho choveu 168 milímetros, praticamente o equivalente há um mês.

Em Antônio Prado, devido à topografia, não tivemos maiores problemas de alagamento, apenas a queda de parte de um barranco aos fundos da gruta natural. A rua não chegou a ficar toda interrompida.

Fundos da Gruta

A pavimentação que está sendo feita na Rua Sete de Setembro é a que apresenta maiores problemas de tráfego. Onde foi retirado calçamento para a colocação de tubulação hidráulica o excesso de água abre pequenos e grandes buracos, tornado quase impossível desviar a todos.

Conversamos com o Secretário de Planejamento Fabiano Farinéa sobre a possibilidade de determinar que um funcionário da prefeitura fosse ao local para manter os buracos tapados.

Segundo o secretário, a empresa contratada é responsável pelo fechamento e já foi notificada.

Quanto a demora para finalizar a obra, na tarde desta quarta-feira deve acontecer uma reunião entre representantes da prefeitura e da empresa.

Um alerta também para quem utiliza a Camilo Marcantônio, recém-asfaltada, no local onde estourou um cano foi feito o reparo ainda na última semana, porém ainda não foi feito o asfalto. O vão aberto foi preenchido com pó de brita e a chuva já removeu, deixando uma saliência perigosa que pode vir a estourar pneus.

No município de Ipê, divisa com Protásio Alves, onde se localiza o Camping Dalsasso, o Rio Turvo saiu do leito e invadiu toda a área de recreação. Segundo Carine, moradora do local há 18 anos, nunca viu o rio tão alto, foram cerca de 08 metros acima do nível normal.

“As pessoas mais velhas que residem aqui dizem que a anos atrás o rio chegou a cobrir as goleiras do campo, essa madrugada faltava meio metro pra isso acontecer”, comenta.

Em Nova Roma do Sul as chuvas dos últimos dias provocam bloqueios totais nas estradas de acesso por Farroupilha, Pinto Bandeira, Veranópolis, Vila Flores e Nova Pádua.

A única estrada com acesso a cidade é a ERS 448 ligando pela ERS 437, passando por Antônio Prado.

A previsão é de que a chuva volte para a região no sábado, domingo e segunda.

Para essa semana há a previsão de frio intenso, podendo as mínimas baixar de 0ºC.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *