Faixa Atual

Título

Artista


Chuva de grazino causa prejuízos para agricultores de Flores da Cunha

Escrito por em dezembro 27, 2021

Temporal que ocorreu neste domingo (26), causou prejuízos de até 50% em algumas propriedades

Nesse final de semana, os agricultores da Serra gaúcha tiveram uma surpresa não muito agradável. A tão esperada chuva finalmente chegou neste domingo (26), mas veio acompanhada de granizo, o que causou prejuízo em algumas plantações e parreirais de uvas da região.

Alguns minutos de chuva causaram grandes estragos. Segundo a secretária de agricultura de Flores da Cunha, Fabiane Veadrigo, cerca de 300 hectares foram prejudicados com a chuva de pedra que caiu na região. Além disso, ainda conforme Veadrigo, as propriedades mais atingidas tiveram 50% de perda na produção de uvas.

O levantamento feito pela pasta, foi realizado juntamente com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e contabilizou danos nas comunidades florenses de Lagoa Bella, São Roque, Santa Líbera, Nova Roma, Monte Bérico, Restinga, Linha 80 e Linha 100.

A agricultora de Monte Bérico, Daniela Schiavenin, relatou que os parreirais de sua propriedade não foram tão atingidos pelo granizo deste domingo. Porém, a estiagem vem danificando a produção de uvas da família. “Choveu apenas oito milímetros. Esse já é o terceiro ano seguido que as parreiras sofrem com a estiagem”, afirma Schiavenin.

Outros agricultores da região também relatam que estão perdendo parte da produção pela falta de chuva. A previsão, segundo a MetSul Meteorologia, é que no final de semana a chuva retorne, porém será mais uma vez mal distribuída e pode haver temporais e queda de granizo na região.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *