Faixa Atual

Título

Artista


Chegou o dia de escolher os novos governantes das cidades brasileiras

Escrito por em novembro 15, 2020

População vai às urnas para escolher prefeitos, vice e vereadores

Neste domingo (15), a população dos municípios da Serra gaúcha e de todo o Brasil vai até às urnas para decidir e eleger o novo prefeito, vice e vereadores de cada cidade. Flores da Cunha conta com mais de 23 mil eleitores registrados e aptos a votar, enquanto Caxias do Sul tem 333 mil, Antônio Prado 10.276 e Nova Pádua 2.308. 

O eleitor não deve esquecer de levar até a sessão eleitoral seu documento com foto (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho), além da caneta e máscara, que é obrigatória. O título de eleitor é opcional, mas ajuda a lembrar a sessão de voto. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sugere que a população baixe o aplicativo e-Título no celular, evitando o manuseio dos documentos de papel. O programa é gratuito e pode ser encontrado nas lojas de aplicativos virtuais.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o TSE decidiu ampliar em uma hora o período de votação em todo país. A comunidade pode procurar sua sessão das 7h às 17h. A orientação é que as primeiras três horas do turno da manhã tenham prioridade para as pessoas acima de 60 anos. Haverá o distanciamento mínimo para as filas, e as pessoas encontram álcool em gel em cada sessão. Caso o mesário não consiga identificar o eleitor pelos documentos, é possível que seja solicitado a retirada da máscara por alguns instantes.

Depois da identificação, o eleitor que estiver na urna, primeiramente terá que digitar os cinco números para escolher o vereador e em seguida dois dígitos para prefeito. É autorizado que os eleitores levem um papel, a conhecida “colinha”, com os números dos candidatos de sua escolha para auxiliar na hora da votação. Existe ainda a possibilidade de votar branco ou anular o voto nas urnas eletrônicas.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *