Faixa Atual

Título

Artista


Censo do IBGE 2021 abre vagas em Antônio Prado e Ipê

Escrito por em fevereiro 24, 2021

Ao todo, serão 28 vagas entre recenseadores e agentes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu na terça-feira (23) as inscrições para 181.898 vagas de recenseador. Além disso, já estavam abertas 16.959 de agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal, para a realização do Censo Demográfico 2021. Os empregos são temporários e a remuneração é atrelada a quantidade de domicílios visitados e pessoas recenseadas. As vagas estão distribuídas por 5.297 municípios brasileiros.

Em Antônio Prado são 17 vagas, sendo 13 para recenseadores, duas para agende censitário supervisor e outras duas para agente censitário municipal. Já em Ipê são sete vagas para recenseadores, duas vagas para agente censitário supervisor e duas para agente censitário municipal.

As inscrições para quem busca uma vaga de agente censitário começaram em 19 de fevereiro e seguem até 15 de março. Já para recenseador, iniciaram na terça-feira e seguem até 19 de março. O processo de inscrição deve ser feito pelo site https://www.cebraspe.org.br/.

Para concorrer a uma vaga de recenseador é preciso ter Ensino Fundamental completo. Já para supervisor, Ensino Médio completo.

A taxa de inscrição é de R$ 39,49 para supervisor e R$ 25,77 para recenseador.

Os contratos para quem for aprovado será de três meses para recenseador e cinco meses para supervisor.

O que faz um recenseador?

É ele o profissional responsável por percorrer residências e estabelecimentos no intuito de coletar dados. Sua principal função é lidar, diretamente, com a população e anotar os dados recolhidos.

Na sua rotina de trabalho, realiza entrevistas em domicílios, escolas, comércios e bases de apoio. Tal procedimento permite identificar as características dos indivíduos quanto a aspectos como habitação, saúde, educação, lazer, cultura e esporte.

O que faz um agente censitário supervisor?

É o profissional que monitora a produtividade dos recenseadores, adotando medidas quanto à contratação, prorrogação de contrato ou desligamento dos trabalhadores de campo.

O que faz um agente censitário municipal?

É o profissional que acompanha as atividades da coleta de dados, garantindo a qualidade das informações e o cumprimento dos prazos.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *