Faixa Atual

Título

Artista


CDL Caxias projeta crescimento de 6% nas vendas de Natal

Escrito por em dezembro 18, 2019

Índice é comparado com o mesmo período do ano passado

O tícket médio dos caxienses da compra de presentes de Natal será de R$ 485,73, valor 20% maior que a data de 2018. Este é um dos resultados da pesquisa de intenções de compra divulgada na manhã desta terça-feira, dia 17, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul e realizada entre os dias 6 e 11 de dezembro com 399 consumidores entrevistados, principalmente na área central da cidade. A estimativa da CDL é de um incremento de 6% nas vendas deste ano em comparação com o ano passado.

Conforme a entidade, este será um dos melhores natais dos últimos cinco anos. “Existe um otimismo, mas também com bastante cautela. A economia está acelerando e existe uma maior segurança nos empregos, com poucas demissões”, frisa Cléber Figueiredo, coordenador de Inovação e Tecnologia da CDL. A pesquisa aponta que 61% dos entrevistados não percebe um clima natalino na cidade, principalmente na praça Dante Alighieri, e apenas 14% acredita que existe. “Não conseguimos falar com o poder público desta vez e não foi por falta de tentativa”, lamenta Figueiredo. Segundo o levantamento 46% das pessoas pretendem fazer compras no Natal e 38% não. A maioria (35%) porque não tem dinheiro. Dos ouvidos, 62% das pessoas irão realizar compras de Natal ou já realizaram antecipadamente, enquanto 38% não irão as lojas.

Entre os itens mais procurados, desponta o setor de vestuário (roupas e acessórios) com 27,3%, seguido de brinquedos com 23,7%. A maioria (57,5%) pretende fazer as compras em dinheiro e 21,7% e cerca de 32% no cartão – destes, 23% vão parcelar em seis vezes ou mais. “Esse ano a gente percebeu uma diversidade muito maior. Ano passado, os produtos se limitavam, disputavam frações mínimas de intenção de consumo. Hoje, a gente vê serviços, livros, material escolar, muitas pessoas irão comprar alimentos para doação. Vestuário continua no topo da lista, mas ele vai estar disputando espaço com muitos outros itens neste ano”, relata.

Ouça entrevista com Cléber Figueiredo

Foto: Rogério Costanza/Grupo Solaris

Ivonei Pioner (e) está deixando a presidência da CDL Caxias para Renato Corso (d) a partir de janeiro
Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *