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CDL Caxias prevê queda de até 50% nas vendas para o Dia dos Pais

Escrito por em agosto 3, 2020

Índice é comparado com a data do ano passado, mas pode cair para 30% se o município voltar para bandeira laranja nesta segunda-feira

A recessão econômica em decorrência da pandemia do coronavírus e a instabilidade causada pelo abre e fecha dos estabelecimentos devido à classificação de bandeiras do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul devem refletir expressivamente nas vendas para o Dia dos Pais em Caxias do Sul, que será comemorado no próximo domingo (9). A queda pode até ser de 50% prevê a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), comparado com o mesmo período do ano passado.

Baseada nos resultados da sua tradicional pesquisa de intenção de compras e também nas medidas de flexibilização de atendimento do comércio local, a CDL Caxias estima que, caso o Estado anuncie nesta segunda-feira (3) o retorno de Caxias do Sul para a classificação laranja (risco médio), autorizando o recebimento do público, as perdas podem ser amenizadas, chegando a 30% de queda.

Segundo a pesquisa de intenção de compras promovida pela CDL Caxias, realizada de 18 a 23 de julho, somente 39,32% dos entrevistados afirmaram que pretendiam presentear neste domingo (9).  No ano anterior, este movimento era de 63,68%. “Devido às incertezas da abertura do comércio, a população pode ficar em dúvida do que é ou não permitido. O consumidor está com dificuldade de decidir o que fazer e isso traz um desempenho negativo para economia como um todo. Estamos olhando para o resultado econômico de uma cidade, que depende da arrecadação dos diferentes setores para operar serviços públicos, entre eles o do comércio, que é responsável por quase 30% do PIB de Caxias do Sul”, destaca o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri.

Bandeira

O executivo também argumenta que, se a bandeira vermelha for confirmada na tarde desta segunda-feira (3), os prejuízos poderão se agravar ainda mais, já que será a primeira data comemorativa, desde o início da pandemia, em que o comércio estará fechado para atendimento presencial. Ainda segundo Cervieri, a impossibilidade de atendimento ao público prejudica expressivamente o comércio, em especial os pequenos negócios, que dependem da venda diária para sobreviver.             

O levantamento apurou, ainda, que 64% da população declarou que a renda da família foi muito prejudicada por conta da crise provocada pela Covid-19. Ainda segundo a pesquisa de intenção de compras, neste ano, o ticket médio será de R$ 188 por presente e 80% dos entrevistados devem comprar no comércio local. Se autorizado pelo governo estadual, a preferência ainda deve ser pelo atendimento presencial, sendo que 55% devem ir em lojas de rua do centro, 15,63% nas de bairros, 8% em shopping e apenas 8% pretendem comprar via comércio eletrônico.

“A pesquisa também confirmou que o caxiense não está familiarizado com as formas alternativas de comercialização através de venda online, telentrega e pegue-leve. Apesar de quase 49% dos participantes afirmarem que estão comprando mais através do delivery, este volume é direcionado para restaurantes, lancheiras e fast foods, representando 63% das escolhas. Apenas 11% dos entrevistados que passaram a consumir mais por meio da telentrega estão comprando vestuário remotamente. Isso comprova que grande parte das vendas ainda acontece de forma presencial”, afirma Cervieri.

Itens mais procurados

Itens de vestuário e moda (54%), calçados (16%) e perfumes e cosméticos (15%) devem ser os mais procurados para o Dia dos Pais. “O levantamento identificou a preferência por compras de artigos para frio, como casacos, pijamas, pantufas, chinelos e tênis, o que reforça que os consumidores estão buscando itens para usufruir no conforto do lar. O segmento de perfumes e cosméticos também vai ao encontro de uma tendência mundial, de que o homem está se cuidando mais”, explica o dirigente da CDL.

Quase metade dos entrevistados irão parcelar as compras (18% a mais que em 2019), sendo que 40% irão dividir em três vezes. O cartão de crédito deve ser a preferência de 41% dos consumidores. A opção pelo dinheiro caiu 13% e, neste ano, deve ser escolhido por 48% da população. “Outro fator que nos chamou atenção na pesquisa é que teve uma expressiva redução no número de pessoas que irão parcelar em seis ou mais vezes. Em 2019, 12% dos entrevistados dividiram os investimentos por longos períodos, enquanto que em 2020 isso caiu para 3%, o que demostra que as pessoas estão cautelosas diante das incertezas do cenário econômico”, analisa o gerente.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada com 384 moradores de diferentes pontos de Caxias do Su e pode ser acessada na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br. O levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Flores da Cunha

Em Flores da Cunha, o presidente da CDL, não está tão pessimista. “Como o cenário para otimista (aumento de mais de 20%) e vários estabelecimentos físicos estão utilizando esses canais para divulgação, relacionamento e vendas, estimamos que o número não seja tão negativo”, estima Jásser Panizzon.

Fonte: CDL

Fotos: Rogério Costanza/Grupo Solaris

Devido a pandemia e a crise econômica, vendas deverão ter queda acentuada no comércio


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