CDL Caxias estima queda de vendas de 25% para o Dia das Crianças
Escrito por Rogerio Costanza em outubro 1, 2020
Entidade entende que mesmo assim, o setor será o menos impactado pela pandemia do coronavírus
Os impactos econômicos em decorrência da Covid-19 estão em ritmo de desaceleração no comércio caxiense. A pesquisa de intenção de compras do Dia das Crianças, promovida anualmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, aponta que, apesar da melhora, o cenário ainda é de apreensão e instabilidade, o que deve refletir na queda das vendas para a data, que será comemorada em 12 de outubro. Baseada nos resultados do levantamento, a entidade estima que, neste ano, haverá uma redução de até aproximadamente 25% na intenção de compras em relação a 2019 em função da pandemia do coronavírus.
O levantamento também apontou que apenas 17% dos entrevistados alegaram que a pandemia da Covid-19 afetará muito suas compras para a data. Conforme os dados da CDL, em maio, no Dia das Mães, este índice chegou a 59% e em agosto, no Dia dos Pais, a 50%. A amostragem foi realizada de 12 a 20 de setembro, e pode ser acessada na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.
“O que percebemos é que a instabilidade do ambiente está fazendo com que as pessoas sejam mais conservadoras nas suas respostas, mas na hora prática, se o cenário estiver bom, ela pode mudar de decisão. Por outro lado, se na semana do Dia das Crianças estivermos em um cenário mais negativo vai ter uma desaceleração. Ou seja, a pesquisa pode virar positivamente conforme nos aproximarmos da data”, explica o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri.
Brinquedos
Segundo a pesquisa de intenção de compras promovida pela CDL Caxias, 40% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear no Dia das Crianças. No ano anterior, este movimento era de 57%. O ticket médio será de R$ 198, redução de R$ 30 frente a 2019. Brinquedos, além de roupas e calçados devem ser os mais procurados, com 46,71% e 36,85% da preferência, respectivamente. “Provavelmente, teremos uma redução de 14% no valor do investimento para a data. Caiu o poder aquisitivo da população e o consumidor não está confortável com a situação que estamos vivendo, sem previsibilidade de cenário. Percebemos isso nas respostas conversadoras da pesquisa. As pessoas não sabem se terão dinheiro, se estarão empregadas, por exemplo”, diz Cervieri.

O levantamento apurou que 45,77% dos presentes serão para os filhos, 22,54% para os afilhados e 16,20% para os sobrinhos. Cerca de 31% das crianças escolherá o artigo. Em 2019, o índice era de 61%. Apesar de não pedirem pelo produto, 60,39% das crianças falam sobre brinquedos e presentes que elas viram em propagandas. Quase 50% delas obtiveram informações em vídeos no YouTube e 32,59% em anúncios na televisão.
Mais de 45% dos entrevistados afirmaram que farão as compras para o Dia das Crianças na semana da data e 31% na véspera. A agilidade no atendimento (26%), a diversidade nas opções de presentes (15,71%), os produtos de qualidade (11,71%) e a identificação clara dos preços (10,86%) estão entre os fatores que mais interessam o público.
Crise econômica
O levantamento apontou, ainda, que 73,5% dos consumidores estão priorizando o varejo caxiense por conta da crise econômica causada pelo coronavírus. E apenas 2,15% dos participantes da pesquisa disseram que não irão adquirir os produtos para o Dia das Crianças no comércio local. A preferência segue pelo atendimento presencial, sendo que 58,6% devem ir em lojas de rua do centro, 12,37% nas de bairros, 19,89% em shoppings e apenas 6,45% pretendem comprar via comércio eletrônico (local e de outras cidades).
A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada com 387 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.
Fonte: CDL Caxias
