Faixa Atual

Título

Artista


CDL Caxias do Sul projeta crescimento de 14,5% nas vendas para o Dia dos Namorados

Escrito por em junho 6, 2022

Tíquete médio também deve ter incremento de 12%, chegando a R$ 220 por consumidor

As lojas decoradas e o clima de romantismo serão fatores decisivos para estimular as vendas para o Dia dos Namorados, celebrado no próximo domingo (12). A tradicional Pesquisa de Intenção de Compras realizada pelo Núcleo de Informações da CDL Caxias do Sul aponta incremento de 14,5% nas comercializações do varejo caxiense para a data em comparação com 2021. O tíquete médio também terá uma ampliação de 12% frente ao mesmo período do ano anterior, passando de R$ 196,51 para R$ 220,18.

Entre os entrevistados, 54,7% afirmaram que irão às compras e outros 9,4% disseram que talvez possam adquirir produtos ou serviços. O levantamento identificou que para 74% dos consumidores a decoração colabora para que entrem nas lojas, sendo que para quase 80% a ambientação é importante ou muito importante na hora da decisão.

Com média de 1,4 item por cliente, vestuários e acessórios serão os mais procurados, tanto para presentes masculinos, com 36% da preferência, como feminino, com 24,4% das escolhas. Além do produto, 66,1% também planejam fazer algo diferente na data, como jantar romântico (55,7%) ou passeio/viagem (42,6%).

“Normalmente, o Dia dos Namorados coincide com dias mais frios, o que acaba colaborando para que os apaixonados optem pelas roupas e por calçados na hora de presentear. Pelo fato dos itens de inverno serem mais caros, isso também ajuda a incrementar o tíquete médio, que neste ano deve crescer cerca de 12%. O frio é nosso melhor incentivador”, analisa Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias.         

Pouco mais de 80% dos participantes da pesquisa se declararam românticos, sendo que o sentimento é responsável por 55% da decisão de comprar. Para eles, a emoção faz com que criem surpresas (54,80%), adquiram mais presentes (26,20%) e comprem itens mais caros (17,60%).

“Mais uma vez, a experiência do consumidor se sobressai. Mais do que produtos de qualidade e um bom atendimento, que é imprescindível em qualquer situação, ajudando a vender e fidelizar o cliente, a decoração do espaço pode contribuir para um desempenho melhor. É uma forma de atrair o público para a loja, estimulando seu romantismo, e assim incrementando o presente de alguma maneira, sendo com mais itens ou com um valor maior de investimento. A ambientação é um facilitador para despertar o desejo de compra e na busca por produtos”, ressalta também o gerente da CDL Caxias.

Preferência por shoppings volta a crescer
O maior movimento das vendas se concentrará nesta semana (33,7%), sendo as lojas do Centro da cidade as mais procuradas, com 45,9% das menções dos participantes. Neste ano, a escolha pelos estabelecimentos em shoppings voltou a crescer, passando de 18,2% para 29,3% da preferência, assim como em bairros, de 8,9% para 11,8%. A internet também foi apontada por 11,6% dos consumidores como o canal preferido para adquirir os presentes para o Dia dos Namorados.

Entre as principais decisões para a escolha do local, seja presencial ou virtual, estão o atendimento (44%) e o produto (31,6%).

“Um detalhe que vem nos chamando a atenção nos últimos estudos é o crescimento no que se refere a maior pesquisa dos consumidores por preços e produtos. No Dia dos Namorado deste ano, por exemplo, tivemos um aumento de 16,12%, pulando de 55,20% para 64,10% das menções dos entrevistados. Essa preocupação é reflexo da alta dos preços dos produtos. As pessoas estão pesquisando mais para encontrar as melhores ofertas”, pontua Cervieri.

A Pesquisa de Intenção de Compras da CDL Caxias do Sul foi realizada com 609 moradores de diferentes pontos da cidade. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

CONFIRA OS PRESENTES QUE SERÃO MAIS PROCURADOS*
Presentes para homens
36% – Vestuário e acessórios
22,8% – Calçados
15,4% – Higiene e beleza
11% – Chocolates e doces

Presentes para mulheres
24,4% – Vestuário e acessórios
20,7% – Flores
14% – Higiene e beleza
12,4% – Chocolates e doces

*Fonte: Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados 2022 – Núcleo de Informações da CDL Caxias


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *