Faixa Atual

Título

Artista


Caxias do Sul sedia a 13ª edição do Fórum Gaúcho de Arborização

Escrito por em julho 29, 2022

Evento ocorre de 25 a 27 de agosto com atividades no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura, e o Parque Municipal Getúlio Vargas (Macaquinhos)

Caxias do Sul será palco do Fórum Gaúcho de Arborização, de 25 a 27 de agosto. O evento está na 13ª edição e tem inscrições abertas.

Com uma série de debates, palestras e oficinas multidisciplinares, em plataforma online e presencial, o encontro pretende reunir biólogos, agrônomos, pesquisadores, professores, arquitetos, urbanistas, dirigentes de organizações comunitárias e não-governamentais, agentes públicos e técnicos para apontar diretrizes que poderão nortear o planejamento ambiental e urbano de diversos municípios do Estado nos próximos anos. O evento, que terá atividades distribuídas entre o Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura, e o Parque Municipal Getúlio Vargas (Macaquinhos) é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Fórum Gaúcho de Arborização.

“É um momento importante para o município, que tem em seus planos, por exemplo, a implantação de um viveiro para produção de mudas arbóreas junto ao horto municipal e o incentivo à qualificação de arboristas para prestação de serviços de corte e poda ao poder público e à comunidade. Como o evento leva em conta todo o processo de gestão e planejamento da arborização urbana do município, o principal benefício para a população aparece na qualificação dos procedimentos e programas em andamento neste aspecto”, afirma a gerente técnica do setor de Parques, Praças e Jardins (PPJ) da SEMMA, a bióloga Morgana Rech.

Um dos destaques da programação, para o público em geral, promete ser o Arborshow, no Parque dos Macaquinhos e com transmissão ao vivo pela internet, dias 26 (à tarde) e 27 (pela manhã). Além de uma série de oficinas – com participação sujeita a inscrição prévia e disponibilidade de vagas – incluindo, por exemplo, técnicas de poda, uso de motosserra e triturador com segurança e ancoragem e escalada com corda simples e dupla, quem passar pelo local poderá conferir uma competição de especialidades no manejo de árvores, como lançamento de linha e resgate aéreo.

“Será uma bela oportunidade para a população conhecer um pouco do nosso trabalho, dos riscos e da perícia envolvidos, que muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia. E também para perceber como é importante que este tipo de serviço seja realizado por pessoas altamente qualificadas, com o equipamento correto e as condições adequadas”, complementa Morgana.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *