Faixa Atual

Título

Artista


Caxias do Sul pode ter recorde de candidatos a prefeito este ano

Escrito por em setembro 2, 2020

A princípio há 12 postulantes ao Executivo nas eleições de novembro, mas número pode aumentar dependendo das convenções

Caxias do Sul pode ter um número recorde de candidatos a prefeito este ano. Até o momento, 12 partidos confirmaram pré-candidatura – número não é definitivo. Um dos motivos para tantos postulantes ao Executivo é a não existência de coligação na eleição para vereador. O prazo para entrega do pedido de registro dos candidatos poderá ser efetuado até 26 de setembro. Na segunda-feira (31) começou o prazo para as convenções partidárias que definirão candidatos às eleições municipais de novembro deste ano em todo o país.

Até 16 de setembro, as legendas precisarão eleger internamente a nominata de postulantes aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito, caso haja chapa majoritária. A grande mudança neste ano, em função da pandemia do coronavírus, nos procedimentos burocráticos que envolvem a confirmação das candidaturas, é a possibilidade de as convenções serem realizadas de forma online. Mas se preferirem, podem fazer presencial também.

O partido Novo foi o primeiro a fazer sua convenção na segunda-feira lançando oficialmente o advogado Marcelo Slaviero para prefeito e o engenheiro elétrico Cesar Bernardi para vice, além de vereadores que vão representar o Diretório Municipal.

O único partido que ainda não anunciou o nome, mas garantiu que terá candidato é o Republicanos, do ex-prefeito cassado, Daniel Guerra, cuja chapa será anunciada em convenção dia 16 de setembro, prazo final. Nos bastidores, é considerada certa a chapa com o ex-secretário municipal Júlio César Freitas da Rosa a prefeito e o vereador e irmão do ex-prefeito Daniel Guerra, Chico Guerra, para vice.

O PSB ainda cogita ter candidato e o atual vice-prefeito Édio Elói Frizzo é cotado, mas nada está definido.

Os demais já têm seus pré-candidatos definidos e anunciados. Confira abaixo:

PV

Abrelino Frizzo

Falta definir o vice

PSDB

Adiló Didomenico
Paula Ioris (vice)

PODEMOS

Antonio Feldmann
Odir Ferronatto (vice)

MDB

Carlos Búrigo

Falta definir o vice

PDT

Edson Néspolo
Edson da Rosa (PP), vice

NOVO

Marcelo Slaviero
Cesar Bernardi (vice)

AVANTE

Mari Souza

Falta definir o vice

PATRIOTA

Nelson D’Arrigo

Falta definir o vice

PT

Pepe Vargas
Cláudio Libardi (PCdoB), vice

PL

Renato Nunes

Falta definir o vice

DEM

Vinicius Ribeiro
Kiko Girardi (PSD) para vice.

REPUBLICANOS

Já tem confirmados os nomes, mas não anunciou

As eleições estão confirmadas: 1º turno em 15 de novembro e 2º turno, se necessário, em 29 de novembro. Mesmo com pandemia, o pleito está confirmado, agora também com a confirmação de uma hora a mais para o horário de votação, que, neste ano, será das 7h às 17h.

Câmara Municipal

Nas eleições municipais deste ano, partidos não podem formar coligação na eleição proporcional, ou seja, as siglas têm de registrar individualmente seus próprios filiados para a disputa às 23 vagas da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Em torno de 570 pré-candidatos já estão praticamente confirmados pelos partidos número que, se confirmado, será 41% maior do que o do último pleito.

Cada legenda pode lançar até 35 candidatos — o equivalente a até 150% das 23 vagas no Legislativo. Como há 25 partidos registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no município atualmente, significa que as eleições para vereador deste ano poderiam contar com até 875 candidatos, caso todas as siglas decidissem ir com nominata completa para a disputa. O número representaria 116% do total de postulantes no pleito de 2016, quando 404 concorreram à Câmara, de acordo com o TSE.

Mas tudo será confirmado até 16 de setembro, data final das convenções partidárias.

Foto: Ass.Imprensa Prefeitura


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *