Faixa Atual

Título

Artista


Caxias do Sul fecha 2021 com crescimento de 5,5% na economia

Escrito por em fevereiro 14, 2022

A indústria foi o setor que melhor apresentou resultado, crescendo 19,8%

Apesar de o último mês do ano se encerrar em queda, a economia de Caxias do Sul apresentou crescimento de 5,5% em 2021.  Confirmando as projeções da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) o acumulado das atividades econômicas de janeiro a dezembro fechou no azul. Os números foram divulgados na quinta-feira (10).

A indústria, apesar das dificuldades enfrentadas com o desabastecimento de alguns insumos e alta de preços, apresentou o melhor resultado do período, crescendo 19,8%. O comércio e os serviços, porém, sofreram mais os impactos das restrições causadas pela pandemia e fecharam o ano em queda de 8,7% e 12% respectivamente.

No setor de novos empregos, 2021 se encerrou com um total de 153.142 postos de trabalho em Caxias do Sul, um estoque muito próximo do registrado em 2017. De janeiro a dezembro do ano passado, foram criadas 7.969 vagas, um crescimento de 5,5% sobre 2020.  Indústria e serviços foram os setores que mais contrataram no período.

Outro dado apresentado pela CIC Caxias foi o desempenho das exportações e importações do município. As exportações caíram 10,2%, enquanto as importações cresceram 0,5% em 2021. Esse desempenho fez com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse uma queda de 38,6% no ano passado. Em 2021, os principais destinos das exportações caxienses foram Estados Unidos, Chile, Panamá, Congo, Argentina, Uruguai, México e Peru. E os principais países de origem das importações foram China, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Áustria e Japão.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *