Faixa Atual

Título

Artista


Caxias do Sul é eleita 18ª melhor cidade para se morar no Brasil

Escrito por em julho 4, 2022

O ranking geral da Austin Rating inclui 5565 municípios; no RS Caxias aparece em 1º lugar

Os caxienses têm motivo para se orgulhar conforme uma pesquisa divulgada na última semana que lista os melhores municípios para se viver no Brasil em 2022. No ranking geral, entre todas as 5.565 cidades do Brasil, Caxias do Sul aparece na 18ª colocação, e na 1ª posição no Rio Grande do Sul. O resultado da análise de dados coroa os 132 anos de emancipação política da terra da Festa da Uva, comorados há duas semanas atrás.

A pesquisa da Austin Rating, realizada em parceria com a revista IstoÉ, elencou a listagem com o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros, ou seja, a qualidade de vida de quem mora em cada lugar.

Para realizar o estudo, foram analisados 281 indicadores relacionados às áreas fiscal, econômica, social e digital, considerados pilares afetados diretamente pelas políticas públicas.

Nas tabelas abaixo estão listadas as 50 cidades que obtiveram as melhores colocações entre os 5.565 municípios brasileiros analisados. Tal análise se deu em três categorias: municípios de grande, médio e pequeno porte.

Além disso, foi elaborado o ranking geral com os melhores municípios, independente de sua população. Caxias aparece na 18ª colocação no Top 50 Geral do Brasil e na 14ª posição quando consideradas somente cidades com mais de 500 mil habitantes (porte grande). Entre as cidades gaúchas nas duas listagens, Caxias aparece em 1º lugar.

Diversas cidades da Serra gaúcha estão entre as melhores em qualidade de vida no Brasil

Outras cidades da região da Serra gaúcha foram elencadas como as melhores do Brasil. Entre as de pequeno porte (até 50 mil habitantes) estão: Carlos Barbosa (2º lugar no país); Garibaldi (5º lugar no país); Flores da Cunha (11º lugar no país); Guaporé (13º lugar no país); Nova Prata (16º lugar no país); Veranópolis (17º lugar no país); Gramado (20º lugar no país); e Serafina Correa (48º lugar no país). Alguns municípios da encosta da Serra também estão na lista, como Igrejinha, Ivoti e Dois Irmãos.

Bento Gonçalves e Farroupilha também são destaque, estando na 6ª e 9ª colocação, respectivamente, entre as cidades de porte médio (de 50 a 200 mil habitantes).

Veja nas tabelas a classificação por Top 50 Geral, Porte Grande, Médio Porte e Pequeno Porte.

Fonte: Site da revista ISTOÉ.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *