Faixa Atual

Título

Artista


Caxias do Sul conta com Centro de Informações ao Imigrante

Escrito por em março 10, 2020

Espaço fica no prédio da prefeitura e será referência nas políticas públicas de Assistência Social aos imigrantes

Oportunizar diferentes serviços e acolher os imigrantes de distintas nacionalidades que residem em Caxias do Sul. Essa é a premissa que orientou a inauguração, na tarde desta segunda-feira, dia 9, do Centro de Informações ao Imigrante (CIAI). O espaço, uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, começou a funcionar nesta terça-feira.

“Caxias é uma cidade que foi colonizada por imigrantes e que tem um perfil acolhedor. O Centro de Informações ao Imigrante busca prestar um suporte na ampliação e direcionamento de serviços destinados a esta população, garantindo acesso às políticas públicas existentes e a orientação necessária para que nossos imigrantes conquistem empregos formais, empreendam e possam prosperar e realizar seus sonhos”, destaca o prefeito Flávio Cassina, ressaltando, ainda, que o serviço foi criado através de uma importante parceria entre o poder público e as entidades representativas do município, juntando seus esforços para melhor atendimento.

O Centro realizará o cadastro dos imigrantes, buscando identificar o perfil desses moradores, descobrir suas demandas e direcionar para os serviços públicos disponíveis a todos os cidadãos, como vagas no Sine, Cras e produção da Carteira de Trabalho Digital. Também auxiliará em demandas específicas, como orientação sobre como proceder para obter o visto de residência na Polícia Federal, quais os documentos necessários para trabalhar legalmente no Brasil, diferenças entre a legislação brasileira e a do país de origem, entre outras.

O Centro de Informações ao Imigrante também fará o levantamento do número de residentes estrangeiros e suas nacionalidades. O atendimento aos imigrantes será realizado no segundo andar do Centro Administrativo Municipal (Prefeitura), nas terças e quintas-feiras, das 13h às 16h, com entrega de 10 senhas para orientação individualizada.

Foto: Marcos Pedroso/Ass.Imprensas Prefeit.

Espaço que fica no 2º andar do Centro Administrativo começou a funcionar nesta terça-feira


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *