Faixa Atual

Título

Artista


Casa, a nova escola durante a pandemia

Escrito por em julho 16, 2020

Alunos e responsáveis tiveram que se adaptar a um novo modelo de ensino

Começava o ano de 2020 e para muitos estudantes, pais ou responsáveis, era hora de pegar a lista de materiais, ir a uma livraria, escolher os cadernos, as canetas, a mochila, enfim, uma série de artigos. O ano letivo iniciava e era aquele mesmo processo, levanta cedo, toma café, coloca o uniforme e vai para a aula.

Porém, a partir de março, o coronavirus provocou uma alteração no modo automático em que a nossa vida se encontrava. As aulas presenciais acabaram sendo suspensas como forma de evitar uma maior disseminação da doença e as salas de aula passaram a ser em casa.

Professores passaram a enviar os trabalhos em grupos de WhatsApp, escolas realizavam a entrega na sua sede. Universidades adotaram o ensino à distância (EAD) e todas as orientações passaram a ser realizadas de forma virtual.

Muitos prós e contras podem ser apontados. Em conversa com alunos e pais, a reportagem da Rádio Solaris obteve alguns, como:

  • Com o ensino EAD, muitos universitários economizaram o dinheiro de transporte e alimentação;
  • Maior facilidade ao poder acessar as aulas de casa;
  • O aluno precisou de mais organização e uma nova rotina;
  • Os pais ou responsáveis precisaram estar mais presentes na realidade do ensino dos seus filhos, especialmente os menores;
  • Dificuldades de conexão dificultam o acesso às aulas;
  • Muitos alunos tem dificuldade de se concentrar e assimilar os conteúdos com aulas à distância;

Não se sabe ao certo quando as aulas presenciais irão retornar, portanto o que temos de opção no momento é nos adaptarmos a realidade que aí está. É importante conhecer as possibilidades e alternativas, valorizar o que temos, entendendo as dificuldades e sabendo que tudo é passageiro.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *