Casa, a nova escola durante a pandemia
Escrito por Luiz Augusto Filipini em julho 16, 2020
Alunos e responsáveis tiveram que se adaptar a um novo modelo de ensino
Começava o ano de 2020 e para muitos estudantes, pais ou responsáveis, era hora de pegar a lista de materiais, ir a uma livraria, escolher os cadernos, as canetas, a mochila, enfim, uma série de artigos. O ano letivo iniciava e era aquele mesmo processo, levanta cedo, toma café, coloca o uniforme e vai para a aula.
Porém, a partir de março, o coronavirus provocou uma alteração no modo automático em que a nossa vida se encontrava. As aulas presenciais acabaram sendo suspensas como forma de evitar uma maior disseminação da doença e as salas de aula passaram a ser em casa.
Professores passaram a enviar os trabalhos em grupos de WhatsApp, escolas realizavam a entrega na sua sede. Universidades adotaram o ensino à distância (EAD) e todas as orientações passaram a ser realizadas de forma virtual.

Muitos prós e contras podem ser apontados. Em conversa com alunos e pais, a reportagem da Rádio Solaris obteve alguns, como:
- Com o ensino EAD, muitos universitários economizaram o dinheiro de transporte e alimentação;
- Maior facilidade ao poder acessar as aulas de casa;
- O aluno precisou de mais organização e uma nova rotina;
- Os pais ou responsáveis precisaram estar mais presentes na realidade do ensino dos seus filhos, especialmente os menores;
- Dificuldades de conexão dificultam o acesso às aulas;
- Muitos alunos tem dificuldade de se concentrar e assimilar os conteúdos com aulas à distância;
Não se sabe ao certo quando as aulas presenciais irão retornar, portanto o que temos de opção no momento é nos adaptarmos a realidade que aí está. É importante conhecer as possibilidades e alternativas, valorizar o que temos, entendendo as dificuldades e sabendo que tudo é passageiro.
Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini