A cantora norte-americana Tina Turner morreu aos 83 anos, nesta quarta-feira (24). Ela morreu “pacificamente após uma longa doença” em sua casa em Küsnacht, na Suíça, disse um representante de Tina à agência de notícias Reuters.
O anúncio da morte foi feito através das redes sociais da cantora. “É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de Tina Turner. Com sua música e sua paixão sem limites pela vida, ela encantou milhões de fãs ao redor do mundo e inspirou as estrelas do amanhã”, é um trecho da mensagem escrita no Instagram de Tina.
História da Rainha do Rock’in Roll
Tina Turner começou sua carreira com Kings of Rhythm de Ike Turner em 1957. Sob o nome de Little Ann, ela apareceu em seu primeiro disco, “Boxtop”, em 1958. Em 1960, ela foi apresentada como Tina Turner com o dueto single “A Fool in Love”. A dupla Ike & Tina Turner se tornou “um dos mais formidáveis shows ao vivo da história”. Eles lançaram sucessos como “It’s Gonna Work Out Fine”, “River Deep – Mountain High”, “Proud Mary” e “Nutbush City Limits” antes de se divorciarem e desmancharem a dupla em 1976.
Em 1984 ela lançou o álbum Private Dancer com a música “What’s Love Got to Do with It”, que ganhou o Grammy de Gravação do Ano e se tornou seu primeiro e único número 1 na Billboard Hot 100. Aos 44 anos , ela foi a artista solo feminina mais velha a liderar o Hot 100.
Ela lançou outros sucessos, como “Better Be Good to Me”, “Private Dancer”, “We Don’t Need Another Hero (Thunderdome)”, “Typical Male”, “The Best”, “I Don’t Wanna Fight”, e “Golden Eye”.
No Brasil, em 1988, seu nome entrou para o Guiness Book, como o maior show já feito por uma cantora solo. A artista reuniu 182 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro para ver sua apresentação. O show foi transmitido para todo o mundo.
Turner também atuou nos filmes Tommy (1975), Mad Max Beyond Thunderdome (1985) e Last Action Hero (1993). Em 1993, foi lançado um filme biográfico adaptado de sua autobiografia I, Tina: My Life Story.
Em 2009, Turner se aposentou depois de completar sua Tina!: 50th Anniversary Tour.
Tendo vendido mais de 100 milhões de discos em todo o mundo, Tina Turner foi um dos artistas mais vendidos de todos os tempos. Ela recebeu 12 prêmios Grammy e foi a primeira artista negra e primeira mulher a estar na capa da revista Rolling Stone.