Faixa Atual

Título

Artista


Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação começa segunda-feira em Caxias

Escrito por em agosto 6, 2022

Horário de atendimento das salas de vacinas de sete UBSs será ampliado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (para crianças menores de cinco anos) e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade) terá início na segunda-feira (08) em todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul. A campanha ocorre em todo o país até 9 de setembro.

Para facilitar o acesso da população, a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul (SMS) amplia, a partir de segunda-feira, o atendimento das salas de vacina das sete UBSs que funcionam em horário estendido. Essas unidades (veja abaixo) passam a realizar todas vacinas até 19h (mesmo horário que já funciona para vacina contra covid-19).

Em relação à ação contra a poliomielite, todas as crianças de 1 a 4 anos devem ser vacinadas com a vacina oral independentemente de terem sido imunizadas anteriormente com a gotinha. Já as menores de um ano de idade, que fazem vacina injetável, só precisam comparecer se estiverem com as doses contra a pólio em atraso.

A campanha de multivacinação serve para que todas as crianças e adolescentes de menos de 15 anos coloquem as vacinas em dia. Os pais que tiverem dúvidas podem comparecer às UBSs com a carteira de vacinação dos filhos em mãos.

Todas as vacinas do calendário vacinal de rotina estão disponíveis nas UBSs. As vacinas tríplice viral e da febre amarela são realizadas nas quartas-feiras (exceto UBS Centro de Saúde, que realiza nas sextas). A vacina BCG ocorre por agendamento, realizado em cada UBS. As demais doses do calendário de rotina são aplicadas de segunda a sexta-feira. Um Dia D de vacinação está marcado para 20 de agosto (sábado). As informações serão divulgadas oportunamente.

A vacinação contra covid-19 não tem alterações. Crianças de 3 e 4 anos são vacinadas nas terças e quintas-feiras em 11 UBSs. Para quem tem a partir de 12 anos, a imunização ocorre em todas unidades.

Vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos

1 a 4 anos: todos devem receber a vacina oral, mesmo que já tenham recebido a gotinha
Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral)

Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

Menores de 15 anos de idade que tenham vacinas de rotina em atraso

Quando: de 08/08 a 09/09 em todas UBSs – segunda a sexta-feira
UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê: 8h às 19h
Demais UBSs: 8h às 16h

Foto: Maicon Duarte

Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *