Faixa Atual

Título

Artista


Campanário de Flores da Cunha passará por reformas em breve

Escrito por em março 4, 2022

O projeto também contempla uma exposição no térreo, oficina de fotografia e a publicação de livro histórico

O Campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, tombado como patrimônio histórico municipal, no centro de Flores da Cunha, em breve chamará ainda mais a atenção, com o início da execução do projeto de restauro e requalificação.

As intervenções no monumento compreendem ações para correção das lesões do sistema construtivo em pedra, bem como dotar o conjunto com equipamentos contemporâneos para as instalações elétricas e luminotécnica, automação do relógio e sino, nova cruz, nova acessibilidade ao pavimento térreo, cobertura e tratamento do entorno imediato.

Além das intervenções de conservação e qualificação do Campanário, o projeto também contempla uma exposição no térreo, oficina de fotografia e a publicação de livro histórico, ações que tem como objetivo valorizar e fomentar ações de salvaguarda deste exemplar material único da forte religiosidade da cultura da imigração italiana no sul do Brasil e patrimônio cultural de Flores da Cunha.

Empresas patrocinadoras aportarão os recursos necessários para o restauro e requalificação do campanário através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Pró-cultura RS, o que viabiliza o investimento de recursos de ICMS na ordem de R$ 1,6 mi, além de outros R$ 199 mil investidos pelo Poder Público Municipal, que também disponibiliza profissionais para fiscalização da obra, além de assessoria técnica na área de gestão cultural. A participação das empresas Florense Móveis, Hidrover e Mineração Florense já está confirmada.

Todos os trâmites do projeto estão sendo acompanhados pelos olhos atentos da Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Poder Executivo Municipal e empresas patrocinadoras.

Texto: Nata Francisconi

Fotos dos envolvidos no projeto: Divulgação Florense e Mineração Florense


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *