Campanário de Flores da Cunha é oficialmente tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal
Escrito por Filipe Brogliatto em outubro 30, 2019
A assinatura do decreto ocorreu na Igreja Matriz na noite desta quarta-feira, dia 30, data que celebra os 70 anos da inauguração do Campanário
Foi assinado por volta das 19h desta quarta-feira, dia 30, o Decreto de Tombamento Histórico do Campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes em Flores da Cunha. A cerimônia ocorre na data que a construção celebra 70 anos de sua inauguração. A partir de agora, o prédio passa a ser oficialmente considerado Patrimônio Histórico da cidade.
Cerca de cem pessoas participaram da missa festiva realizada às 18h na Igreja Matriz. A celebração presidida pelo Padre Joone Fachinelli, Ecônomo da Diocese de Caxias do Sul, contou com a animação do Coral da Melhor Idade. Estiveram presentes o prefeito de Flores da Cunha Lídio Scortegagna, o presidente da Câmara de Vereadores, Samuel de Barros Dias, entre outras autoridades, como secretários municipais, vereadores, representantes religiosos e de diversas entidades.
Em seu discurso, o prefeito Lídio destacou a importância do tombamento do campanário e ressaltou que a partir de agora os trabalhos do poder público serão em prol de unir esforços com a iniciativa privada para realizar o restauro da estrutura. “É importante ressaltar que não será feita uma reforma, mas sim, iremos fazer um restauro, que deverá manter as características originais do prédio”.
A professora Lorete Paludo, citou em seu discurso diversas pessoas que foram fundamentais para que a obra saísse do papel na década de 40 e também, outros que dedicaram parte de sua vida para manter viva a história do campanário, além de destacar que a construção serve como referência para a cidade de Flores da Cunha: “Ele é o coração e alma da cidade, ele precisa estar aí para sempre”.
Também esteve presente na cerimônia, Vânia Tonietto Brugalli, sobrinha-neta do idealizador do campanário, Frei Eugênio Brugalli e pessoas que auxiliaram na construção. Prestigiaram o evento também a corte da 14ª FenaVindima, rainha Fernanda Andreazza e as princesas Júlia Brandalise Dondé e Sabrina Variani.
O decreto de tombamento foi assinado após a missa pelo prefeito Lídio Scortegagna, pelo representante da Diocese de Caxias do Sul, Pe. Joone Fachinelli, o pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Frei Édson Cecchin, a presidente da Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, Lorete Calza Paludo, pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Zamboni Webber e o representante da diretoria comunitária, Bruno Debon.
Posterior a assinatura do decreto todos os presentes foram convidados para o registro de uma fotografia em frente ao Campanário.

Foto: Filipe Brogliatto/ Grupo Solaris

Foto: Filipe Brogliatto/ Grupo Solaris

Foto: Filipe Brogliatto/ Grupo Solaris
Ana Maria Pulita Martini Em novembro 2, 2019 em 9:12 am
Tudo muito bonito! Parabéns!