Faixa Atual

Título

Artista


Câmara representada na reunião da Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

Escrito por em julho 30, 2019

O Conselho Deliberativo da AUNe – Região Metropolitana da Serra Gaúcha, realizou nesta segunda-feira, 29 de julho às 9h no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, localizado no acesso ao Hotel Samuara, uma reunião onde foram realizado os encaminhamentos para a implantação e organização da Região Metropolitana da Serra – diretoria, secretaria executiva e sede.  Também foram definidas as prioridades de interesse regional e formas de atuação, entre outros assuntos.

O Presidente do Legislativo pradense, Gelsomir Corassa, esteve presente representando o município nesta reunião a convite do Presidente da AUNe Claiton Gonçalves, já que é um dos municípios que venceu a etapa legislativa para esta participação.

A Região Metropolitana da Serra Gaúcha é composta por 14 municípios e, conforme a Metroplan, apenas quatro desses já venceram a etapa legislativa. Conforme o órgão, o passo é importante para avaliar os interesses comuns dos municípios participantes.

Dos pequenos municípios, apenas Antônio Prado, Ipê, Nova Pádua e o mais novo integrante da região, Nova Roma do Sul, tinham criado a lei municipal necessária para vencer a etapa legislativa. De acordo com a Metroplan, Nova Roma do Sul passou a integrar o grupo recentemente.

De acordo com o superintendente, depois que todos os municípios vencerem a etapa de fazer suas leis municipais, o trabalho conjunto tem início.

“A partir disso, os 14 municípios vão identificar as funções públicas de interesse comum para serem gerenciadas em conjunto”, explica Schnitzer.

Conforme Schnitzer, há uma questão de amadurecimento nas discussões, tanto em questão de interesses quanto de recursos: depois que todos tiverem vencido as questões legais, uma das discussões será em torno de fundos. Ou seja, cada município terá que direcionar parte de seus recursos para um espaço de uso comum.

O superintendente da Metroplan explica que, quando assumiu o cargo, em maio deste ano, entendeu que seria interessante fazer uma provocação para os municípios da Região Metropolitana, a fim de sinalizarem o interesse de integrá-la. “Não temos como convidar um município a participar de uma discussão formal se ele, efetivamente, não está habilitado a participar”.

Os 14 municípios que integram a Região Metropolitana da Serra Gaúcha são: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, São Marcos, Santa Tereza.

O projeto de autoria do deputado Vinicius Ribeiro, o PLC 21/2013, o qual cria a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, foi aprovado no dia 6 de agosto de 2013 na Assembleia Legislativa do Estado.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *