Faixa Atual

Título

Artista


Câmara de Antônio Prado institui o Troféu Felizardo Marques

Escrito por em agosto 12, 2021

Troféu presta homenagem à pessoas que fazem parte da história tradicionalista do Rio Grande do Sul, especialmente de Antônio Prado

Durante a sessão ordinária de terça-feira (10), e na presença das filhas de Felizardo Marques, Sandra e Áurea, o plenário aprovou o Projeto de Resolução 03/2021, que institui e concede homenagem aos ex-patrões do CTG Cancela do Imigrante. A honraria será concedida anualmente, a um ex-patrão do CTG Cancela do Imigrante que esteja vivo, por ordem de mandato, sem que haja repetição de homenagem, e que faz parte da história tradicionalista do Rio Grande do Sul, especialmente de Antônio Prado.

A denominação deste troféu justifica-se pela importante contribuição do Sr. Felizardo Marques, naquela ocasião em que foi escolhido o nome que seria dado ao CTG, quando através de sua ideia, e aclamada por todos os presentes, intitulou-se o nome que hoje é conhecido por CTG Cancela do Imigrante. O batismo do Centro de Tradições Gaúchas foi realizado durante uma reunião que estavam presentes entidades e pessoas do município. O Centro de Tradições Gaúchas Cancela do Imigrante, que tem como lema: “Rumo ao Futuro sem esquecer do passado”, foi fundado em 29 de junho de 1959 por quatro mulheres. O primeiro Patrão foi o Sr. Protázio Rodrigues Guazelli e como primeira prenda a Srta. Hilva Maria Salamão.

O nome escolhido simboliza os colonos imigrantes que, chegando as terras já ocupadas pelos luso-brasileiros fizeram alto em sua caminhada, como se houvesse um obstáculo em seu caminho. Mas esta cancela imaginária que o fez parar nunca esteve fechada. O gaúcho e o imigrante logo se entreveraram, misturando as raças, os usos e os costumes. Ambos produziram uma geração trabalhadora, dinâmica e de grande beleza física. A peculiaridade da honraria está em homenagear a todos os Ex-Patrões que por lá passaram, em vida, um por ano, no decorrer da Semana Farroupilha.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara de Vereadores de Antônio Prado


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *