Faixa Atual

Título

Artista


Brigada Militar celebra 183 anos homenageando militares e civis

Escrito por em novembro 18, 2020

Cerimônia que contou com a participação do governador homenageou militares e civis que contribuíram com a instituição

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta quarta-feira (18), da solenidade em comemoração dos 183 anos da Brigada Militar. Durante a cerimônia, ocorrida na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, foram entregues medalhas a militares e civis que contribuíram com o desenvolvimento da instituição. O comando da Brigada Militar destacou o esforço de oficiais e praças do quadro de saúde e operacional que se destacaram neste ano no enfrentamento aos efeitos da pandemia de coronavírus.

Uma missa em Ação de Graças foi celebrada em homenagem aos três policiais militares que morreram em 2019 em cumprimento do dever: Marciele Renata dos Santos Alves, Liliane Silveira Quintana e Tiago da Costa Ramos. O governador Eduardo Leite inverteu o protocolo e começou sua fala homenageando também soldados que se feriram ou que perderam a vida no exercício da profissão. Foram lembrados os soldados Ben-hur de Oliveira Rodrigues, ferido em outubro de 2017, e Marcelo de Fraga Feijó e Rodrigo da Silva Seixas, mortos em junho de 2019.

“Homenageamos os 183 de história de uma instituição que é feita por pessoas. Pessoas que se dedicam e colocam sua vida em risco protegendo nossa sociedade. Por isso, são os primeiros a serem lembrados e a receber nosso agradecimento”, destacou o governador.

Leite lembrou que, além de valorizar a história da instituição, o momento serve para reafirmar um compromisso do governo do Estado com a segurança pública. Mais 850 novos soldados estão concluindo o processo de formação para serem integrados ao policiamento ostensivo a partir de dezembro, em uma estratégia de reposição do efetivo.

“Também entregaremos, em dezembro, viaturas semiblindadas, as primeiras de uma nova política de investimentos na BM e na Polícia Civil para, assim, darmos mais segurança a quem faz segurança”, afirmou o governador.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, também focou o discurso nas pessoas. “Desejo vida longa à Brigada Militar, especialmente aos homens e mulheres que fazem a instituição. Não tenho dúvidas de que ainda comemoraremos por muitos anos o aniversário da nossa BM”, disse Ranolfo.

Para o comandante-geral, coronel Rodrigo Mohr Picon, o 18 de novembro é comemorado com muito orgulho por todos os brigadianos da ativa e da reserva, e a data demonstra a longevidade e importância da instituição para o povo gaúcho.

“Foi um ano realmente atípico, que necessitou todos os valores que a BM prega na sua formação e, sobretudo, a coragem dos policiais militares na ponta, que nunca deixaram de trabalhar e se empenhar pela população”, concluiu.

O comandante destacou ainda que os números históricos de redução da criminalidade são respostas do forte enfrentamento ao crime que a BM empenha, ao lado das vinculadas e de outros órgãos de segurança.

Fonte: Governo do RS


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *