Faixa Atual

Título

Artista


Bolsonaro vai receber título de cidadão honorário de cidade italiana

Escrito por em outubro 28, 2021

O título deve ser entregue no dia 1º de Novembro

Foi aprovada na última segunda-feira (25) pelo Consiglio Comunale (equivalente a Câmara de Vereadores no Brasil), a homenagem ao presidente Jair Bolsonaro, que concede o título de Cidadão Honorário de Anguillara Veneta.

A proposta foi feita pela prefeita, Alessandra Buoso, do partido de ultradireita Liga, que justifica que um bisavô de Bolsonaro nasceu ali, e recebeu nove votos a favor, três contra e uma abstenção na Câmara Municipal.

O título deve ser entregue pessoalmente a Bolsonaro no dia 1º de novembro, por ocasião de sua viagem a Itália para participar da Cúpula do G20, que acontece em Roma nos dias 30 e 31 de outubro.

Além do titulo de cidadão honorário, o presidente também deve visitar o cartório local, onde estão os registros de seus antepassados.

A ideia de conceder o título surgiu após brasileiros terem contatado autoridades da cidade e informado que pesquisas indicaram que o presidente brasileiro era descendente de um habitante de Anguillara Veneta que migrou para o Brasil.

A cidade de Anguillara Veneta fica distante cerca de 80 quilômetros de Veneza e tem pouco mais de 4.400 habitantes.

O bisavó do presidente Vittorino Bolzonaro nasceu em Anguillera Veneta em 24 de abril de 1878. Quando tinha apenas dez anos de idade partiu com seus pais e seus

irmãos para o Brasil, desembarcando no Porto de Santos. Era 25 de maio de 1888, após 131 anos, um de seus descendentes, Jair Bolsonaro foi eleito Presidente.

Em 2019 o historiador pradense, Fernando Roveda, viajou para a região e encontrou com o amigo Lucio Merlin, advogado e estudioso da imigração Italiana para o Brasil, morador de Monselice. Juntos foram até a cidade, distante 25 quilômetros onde gravaram o vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=gW4h8a77IQE

Ronei Marcilio com informações e vídeo de Fernando Roveda

Imagem da cidade


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *