Faixa Atual

Título

Artista


BM apresenta novo formato de Policiamento Comunitário em Caxias do Sul

Escrito por em maio 12, 2020

Novo projeto foi divulgado na Câmara Municipal nesta segunda-feira

O novo formato de policiamento comunitário implantado em Caxias do Sul ficou melhor conhecido na manhã desta segunda-feira, dia 11, durante reunião da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS) da Câmara Municipal. Em encontro no Legislativo caxiense, coordenado pela presidente do grupo parlamentar, vereadora Paula Ioris/PSDB, o tenente-coronel Jorge Emerson Ribas de Lima, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), informou como vem funcionando o efetivo voltado ao novo modelo, que soma 10 policiais ligados a duas companhias do 12º BPM e atende dentro das condições atuais da BM.

Por causa da pandemia do coronavírus, o público pôde participar a distância, com perguntas feitas pelo aplicativo WhatsApp, e acompanhar a transmissão pela TV Câmara Caxias ou pelas redes sociais.

Modelo atual

Ribas e o subcomandante Diego Soccol valorizaram o Policiamento Comunitário na sua essência e explicaram que o novo modelo está em atividade há cerca de um mês e sendo bem recebido pela população. “É uma estratégia institucional e uma filosofia. Sua diferença, desde 2012, quando iniciou, até agora é que, hoje, não tem mais a obrigatoriedade de o policial morar no núcleo comunitário”, esclarece Ribas. O comandante do 12º BPM ressalta, entretanto, que ainda há a presença do brigadiano nesses moldes no interior de Caxias do Sul (distritos de Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Seca, Criúva, localidade de São Jorge da Mulada, Vila Cristina e região administrativa de Galópolis).

Quanto ao novo formato, Ribas informa que, dentro das condições estruturais, orçamento atual do governo estadual para a Segurança e rotina da Brigada Militar, 10 policiais estão voltados ao Policiamento Comunitário na área urbana. O objetivo é dar ênfase à prevenção. Para isso, já começaram a contatar com lideranças de bairro e a fazer visitas à comunidade, ao comércio e farão também às escolas, quando voltarem a funcionar.

Cinco policiais estão ligados à 1ª Companhia, no atendimento às regiões Leste e Centro; e outros cinco à 2ª Companhia, atendendo às regiões Oeste, Norte e Sul.  “Iniciamos há alguns dias de maneira discreta e, agora, estamos anunciando, pois é importante que a comunidade saiba”, ressaltou Ribas, acrescentando que Caxias também dispõe de uma base móvel que se deslocará por seis pontos da cidade, em alguns turnos. Consiste em um micro-ônibus usado na Operação Golfinho e que agora está em Caxias do Sul.

Ainda sobre o Policiamento Comunitário, o subcomandante Diego Soccol reforçou que os distritos da área rural sempre estiveram assistidos por essa modalidade e, na região urbana, a ajuda das lideranças comunitárias é fundamental. “Atuamos muito com os presidentes de bairro. Também temos os fones funcionais disponíveis para contato. Ainda não iniciamos as reuniões comunitárias por causa da pandemia. Mas já estamos vendo que a aceitabilidade da população é excelente”, registra o subcomandante.

Os telefones divulgados pelos representares da BM para contato com a Patrulha Comunitária são:

(54) 98416-1072 (regiões Centro e Leste);

(54) 98432-8898 (regiões Oeste, Norte e Sul). Também divulgaram o Disk Denúncia (Inteligência da BM): (54) 98414-1178; e reforçaram que, para urgência e emergência, as pessoas devem ligar no fone 190.

Foto: Pedro Rosano/Ass.Câmara

Fonte: Ass.Imprensa Câmara

Comando do 12º BPM apresentou novo formato no Legislativo caxiense

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *