Faixa Atual

Título

Artista


Bento Gonçalves recebe etapa brasileira de maratona mundial de ciclismo amador

Escrito por em fevereiro 25, 2022

Inédito no Rio Grande do Sul, desafio GranFondo New York ocorrerá dia 16 de outubro

Um dos desafios ciclísticos mais populares do mundo chega ao Brasil, em 2022, tendo Bento Gonçalves como ponto de largada. Pela primeira vez, a cidade gaúcha recebe a etapa brasileira do GranFondo New York (GFNY) no dia 16 de outubro. Originário da Itália e difundido mundo afora, o GFNY é considerado o maior desafio de ciclismo amador do mundo, com circuito que passa, anualmente, por diversos países.

Realizado pela primeira vez em 2011, o GFNY surgiu a partir da edição inaugural promovida em Nova York, Estados Unidos. Desde então, a marca foi globalizada e, atualmente, já contabiliza mais de 100 edições, realizadas em 22 países, de quatro continentes, reunindo mais de 40 mil participantes, segundo registros de 2019, e com estimativa de chegar à marca de 50 mil nesse ano. O Brasil já recebeu o desafio uma vez, em 2017, no estado do Rio de Janeiro.

Segundo a organização do evento, o desafio em solo bento-gonçalvense tem a expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes, nacionais e estrangeiros, visto que a ampla promoção do evento permite alcançar atletas amadores em mais de 120 nações. “Estamos trabalhando para promover o maior evento ciclístico amador da história do país”, adianta Ana Paula.

Considerado um desafio de resistência pessoal, no qual ciclistas amadores e profissionais competem contra os outros, o relógio e, principalmente, seus próprios limites, a prova é executada como um verdadeiro GranFondo italiano, com largada em massa, tempo de início cronometrado desde a partida, suporte mecânico e médico e estações de alimentação e hidratação distribuídas durante o trajeto. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários.

O lançamento da etapa brasileira ocorre de forma global. Em Bento Gonçalves, também haverá um ato oficial, dia 09 de março, às 9h30, em frente à Prefeitura do município, com a presença de autoridades regionais, lideranças e convidados. As inscrições podem ser feitas no site onde constam informações sobre o evento e valores para participação.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *