Faixa Atual

Título

Artista


Bento Gonçalves amplia testagem para coronavirus

Escrito por em maio 5, 2020

Cidade confirmou terceiro óbito na segunda-feira (05)

Bento Gonçalves iniciou as ações de monitoramento ao Coronavírus (COVID-19) ainda em janeiro, quando o mundo não imaginava à proporção que o vírus tomaria. Foi criado o Comitê de Atenção à doença, e seguidos eixos de planejamento com a comunicação, ações de prevenção, achatamento da curva epidemiológica para estruturação do sistema de saúde, retomada gradual das atividades econômicas e na última semana foi ampliada a testagem. 

A medida é inspirada em países que adotaram a testagem e conseguiram ter resultados mais precisos para o controle da covid-19, a exemplo da Coreia do Sul. A estratégia também tem recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atualmente, são testados pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública. O raio de monitoramento agora será ampliado para idosos e demais pessoas monitoradas pela Secretaria da Saúde. 

A Central de Atendimento ao Coronavírus monitora 357 pessoas, que apresentaram sintomas da doença e cumprem o isolamento domiciliar. O acompanhamento é feito com ligações diárias para os quadros mais graves, e a cada dois dias para os casos mais leves. 

Para o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira Bento é uma das cidades, que mais testa no país. “Desde o início nossas decisões são embasadas em dados científicos e técnicos, e sempre apresentados com transparência para população, o que nos permitiu planejar cada passo com tranquilidade. Agora com mais testes podemos monitorar a disseminação do vírus na cidade, isolar os confirmados e quem convive com eles”, disse. 

650 testes já foram aplicados pela Secretaria da Saúde, destes 300 são testes rápidos e cerca de 350 PCR, 535 deram negativo para a Covid-19. 

No total o Município contabiliza 115 casos, sendo 19 curados e 03 óbitos. “Nós adotamos uma política diferente dos demais Municípios, pois acreditamos que quanto mais testarmos mais reais serão os dados, melhor saberemos o comportamento do vírus. Só assim, podemos adotar estratégias de planejamento. Paralelo a isso, estruturamos nossos leitos de isolamento, de UTI, adquirimos respiradores que é o que realmente importa. Nossa população não ficará sem atendimento”, destaca o Prefeito Guilherme Pasin.

Número de testes para o Município

260 – Encaminhados pelo Governo Estadual para profissionais da saúde e segurança 

1025 – Adquiridos com recursos do Poder Judiciário

300 – PCR comprados com Hospital Tacchini

Ainda irão chegar 

1000 – Comprados pela Prefeitura 

1200 – Governo do Estado será aplicado nos idosos

600 – Adquiridos pelo CISGA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha.

Diferença dos testes

RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction) confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado nasal. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir.

Teste rápido: os testes sanguíneos para detecção de anticorpos de antígeno (que detectam proteínas do na fase de atividade da infecção) e os de anticorpos (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus). A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. Resultado em até 15 minutos.

Terceiro óbito

A Secretaria da Saúde do Estado confirmou na segunda-feira (04), o terceiro óbito por Coronavírus na cidade. O paciente de 64 anos possuía comorbidades. Ele foi internado na UPA no dia 26 de abril e transferido para o Hospital Tacchini no dia 27, e faleceu neste domingo, 03 de maio.

Fonte: Grupo Solaris com informações da Prefeitura de Bento Gonçalves. 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *