Faixa Atual

Título

Artista


Banco de Alimentos homenageia agricultores da Ceasa Serra em Caxias do Sul

Escrito por em outubro 13, 2021

Produtores rurais que doam alimentos recebem agradecimento especial na semana do Dia Mundial da Alimentação

Uma cerimônia alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, será realizada nesta quinta-feira (14), na Ceasa Serra em Caxias do Sul. Neste ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é “Nossas ações são nosso futuro: melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”. A ação está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).

Com a participação de convidados, empresas e entidades parceiras, a solenidade será realizada em agradecimento aos agricultores que se destacam nas doações ao Banco de Alimentos. A partir das 12h45, os produtores receberão homenagem da equipe, no Pavilhão da Pedra, na Ceasa Serra (Rua Jacob Luchesi, 3181). O horário é em função das atividades de comercialização no local, que começam às 13h30.

Do lado de fora do pavilhão haverá atividades como serviços e exposições do patrocinador (Sicredi) e dos apoiadores (EFA Serra, Agrimar, Sindicato Rural, Ótica Pioner, Farmácias São João, Unimed, Secretaria Municipal da Saúde e Aimoré). Todos receberão em agradecimento um biscoito feito pela equipe do Banco de Alimentos com uma mensagem. O texto diz: “Nosso muitíssimo obrigado aos agricultores pelo seu trabalho diário e doações para as famílias atendidas pelas entidades cadastradas no Banco de Alimentos. Vocês são essenciais para a vida de todos”.

Em 2021, a FAO quer estimular transformações em sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos e sustentáveis, limitando os impactos ambientais e climáticos. “O tema chama atenção para o fato de cada um de nós ter um papel a cumprir. Ao longo desta pandemia, vimos o quanto se agravou a situação de muitas famílias que já enfrentavam dificuldades”, lembra o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto. Segundo ele, a atuação do Banco de Alimentos e, principalmente, a solidariedade dos caxienses, foram imprescindíveis para minimizar o sofrimento de muitas pessoas.

Ponto de Safra e Feira Ecológica

Também estão programadas ações no Ponto de Safra (sexta-feira, 15) e Feira Ecológica (sábado, 16). No Ponto de Safra, os consumidores serão convidados a doar para o Banco de Alimentos hortifrutigranjeiros ou qualquer outro gênero alimentício. Na Feira Ecológica, haverá troca de sementes crioulas e mudas, das 9h30 às 11h. A promoção é de Slow Food Comunidade Pérola das Colônias, com apoio do curso de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, Feira Ecológica, Prefeitura (SMAPA) e EFA Serra.

Ainda na sexta (15), haverá um almoço especial no Restaurante Popular, em homenagem ao Dia da Criança, comemorado nesta semana. O Restaurante trocará o cardápio tradicional por um Xis Especial, com receitas nutritivas e de aproveitamento. Além de atender ao público diário do Restaurante, as refeições serão destinadas a moradores do Reolon, Campos da Serra, Canyon, Mariani, Vila Esperança e Esplanada.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *