Faixa Atual

Título

Artista


Banco de Alimentos celebra 14 anos auxiliando a comunidade

Escrito por em dezembro 4, 2019

Evento foi promovido para agradecer doadores, voluntários e agricultores

Nesta terça-feira (03/12) o Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), promoveu um evento para celebrar os 14 anos de existência do programa. Durante a confraternização, realizada na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), foram expostos os dados de 2019, onde cerca de 100 instituições de Caxias do Sul foram atendidas mensalmente pelo Banco. A celebração também teve como objetivo agradecer a parceria de todos os colaboradores.

O Banco de Alimentos é um programa que atua no município desde dezembro de 2005 e funciona como uma entidade centralizadora, que recebe doações de alimentos e as repassa a instituições sociais cadastradas. O principal objetivo do programa é o combate à fome e ao desperdício, por isso ele promove diversas ações como o Sábado Solidário, que conta com a ajuda da comunidade por meio de trabalho voluntário para fazer arrecadações em mercados uma vez por mês, e o Recanto Solidário, um espaço na Ceasa Serra onde os produtores doam os excedentes de seus produtos não mais comercializáveis, mas ainda com propriedades nutricionais para consumo.

A gerente de serviços sociais da Associação Criança Feliz, Camila Henz, 37 anos, conta que a ONG atende 230 crianças e adolescentes de seis a 15 anos no turno inverso escolar e tem como objetivo promover a convivência e o fortalecimento de vínculos aos jovens. Ela comenta que sem a ajuda do Banco, não seria possível oferecer este serviço. “Nós agradecemos imensamente esta parceria, pois acreditamos que a criança precisa estar bem alimentada para dar conta das atividades do dia a dia. Este é um presente que a gente ganha e como forma de retribuição preparamos esta apresentação hoje”, declarou. Na oportunidade, o coral e a orquestra da ONG realizaram uma apresentação.

Até novembro de 2019, mais de 96 mil quilos de alimentos foram arrecadados pelo Banco e a expectativa é ultrapassar os 107 mil registrados no ano anterior. “Esta confraternização é um momento muito importante para apresentarmos aos nossos parceiros, voluntários, doadores e instituições a importância e o resultado do seu trabalho durante todo o ano de 2019 em prol da comunidade caxiense. O Banco de Alimentos é um programa feito por muitas mãos e que só é possível com a união e trabalho de muitos. Então, mais do que uma confraternização, é um agradecimento a todos que fazem parte desta rede”, celebrou a diretora de Gestão Alimentar e Nutricional da Smapa, Cristina Fabian Gregoletto.

Além da divulgação dos números e das apresentações, o evento também contou com um coquetel e uma palestra da psicóloga Maria Marlene Faria com o tema “Tempo é Vida e Felicidade é Agora”.

Sábado Solidário

Neste fim de semana (07/12) ocorre a edição de dezembro do Sábado Solidário. Para participar como voluntário basta entrar em contato por meio do telefone (54) 3211.5943. A ação vai ser promovida em 42 mercados de Caxias do Sul e geralmente ocorre no segundo sábado de cada mês, mas foi adiantado excepcionalmente em virtude do período de festas e férias.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *