Atleta Pradense representa a cidade em competições de Jiu-Jitsu
Escrito por Luiz Augusto Filipini em janeiro 30, 2020
André novelo pratica o esporte a 16 anos e busca apoio para seguir disputando competições
Não é preciso ir tão longe para encontrar boas histórias. Uma delas, está localizada próximo à sede da Comunidade Aparecida, em Antônio Prado. André Novello é o personagem.
As mãos do funileiro de 39 anos, são as mesmas que, desde 2004, já fizeram o atleta conquistar 49 medalhas em campeonatos gaúcho, sul brasileiro, sul americano, brasileiro, seletiva para o mundial de Abu Dhabi duas vezes campeão, além de vários outros eventos esportivos, acumulando títulos.
As duas funções, de Jiujiteiro e funileiro, são divididas por um andar. No térreo, a chapeação e no segundo andar, o tatame de treinos.
André está buscando participar de uma competição no dia 15 de fevereiro, em Curitiba e 28 de março em Florianópolis. Ambas competições fazem parte do calendário da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, a maior federação de Jiu-Jitsu do mundo. Mas, para que a participação seja possível, André está buscando patrocínio.
Em conversa com a reportagem nas dependências da academia de Jiu-Jitsu, André comenta que, seu maior objetivo é melhorar a vida dos alunos usando a arte marcial como ferramenta.
Com as crianças, o objetivo é passar a filosofia da arte, valores e princípios que são aprendidos nas aulas, visando os desafios que irão enfrentar no decorrer da vida.
Sobre os benefícios do Jiu-Jitsu. A prática estimula as qualidades intelectuais dos praticantes, exigindo inteligência para a consumação dos golpes. O Jiu-Jitsu não é apenas uma luta, mas um sistema de defesa, onde os indivíduos desenvolvem habilidades físicas e mentais.
A prática da arte marcial define todas as musculaturas do corpo, aumentando a resistência do organismo, melhorando a capacidade cardiovascular e respiratória.
O gasto calórico médio na prática do Jiu-Jitsu é de 550 calorias por hora.
Atualmente, são cerca de 30 alunos em sua academia. As primeiras quatro aulas são gratuitas.
Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.
Fotos: Ronei Marcílio.