Faixa Atual

Título

Artista


Assembleia define Medidas Emergenciais de Apoio aos Agricultores

Escrito por em janeiro 7, 2022

As medidas se referem a estiagem que assola o estado

A seca que castiga a produção primária do Rio Grande do Sul foi tema de reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha nesta quinta (6), na Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado Carlos Búrigo, a Frente Parlamentar vai encaminhar pedido de audiência com o governador Eduardo Leite para a próxima segunda-feira (10), com objetivo de sugerir ações emergenciais que minimizem os efeitos da estiagem no meio rural. As demandas também serão apresentadas à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que vem ao Estado na próxima semana.

A audiência presidida reuniu integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, entidades e movimentos sociais. A estiagem é considerada a mais severa nos últimos 17 anos pela Emater, com prejuízos na produção de grãos, frutas, hortigranjeiros e leite.

As reivindicações elencadas pela Frente Parlamentar envolvem, em nível estadual, a liberação imediata de recursos do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural em convênios diretos com os municípios para abertura de poços, açudes, aquisição de reservatórios, dentre outras ações. Em nível federal, a medida mais urgente é a prorrogação de todos os financiamentos vencidos ou a vencer por 180 dias.  

Principais reivindicações – Nível Estadual:

– Anistia dos Programas Troca-Troca Milho;

– Liberação imediata dos recursos do Programa Avançar Desenvolvimento Rural;

– Edição de um decreto de emergência estadual

Principais reivindicações – Nível Federal:

– Prorrogação de dívidas do Pronaf Custeio e Investimento;

– Crédito Emergencial para agricultores familiares;

– Disponibilização de Milho Conab

Fonte: Governo do Estado


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *