Faixa Atual

Título

Artista


As cores dos meses na prevenção de doenças

Escrito por em janeiro 4, 2022

O objetivo é conscientizar sobre temas como câncer, transtornos mentais e doação de órgãos

Você já deve ter se deparado com as campanhas de saúde contra doenças e que envolvem cores dos meses. Maio Amarelo, Outubro Rosa ou Novembro Azul possivelmente são termos familiares a você, mas, como surgem essas campanhas e qual é, de fato, o objetivo delas?

Esse calendário colorido da saúde conscientizar a população sobre temas como câncer, transtornos mentais e doação de órgãos.

Essa associação mostrou-se uma boa ferramenta para passar informações sobre importantes questões de saúde.

Conheça a seguir as cores dos meses e seus significados

Janeiro Branco – Saúde Mental

A campanha nasceu em Uberlândia-MG em 2014 para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental e a prevenção do adoecimento.

Janeiro Roxo – Hanseníase

A Lei Federal 12.135 de 2009 instituiu o último domingo de janeiro como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

Fevereiro Roxo – Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer

A campanha surgiu em Uberlândia-MG no ano de 2014 para promover a conscientização, com o lema “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”.

As três doenças tem características distintas e são incuráveis. As ações ressaltam a importância do diagnóstico precoce e o tratamento correto.

Fevereiro Laranja – Leucemia

A União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) criou em 2005 a campanha, já que dia 04 desse mês é a data do Dia Mundial do Câncer.

Março Vermelho – Câncer de rim

Já que a segunda quinta-feira de março abriga o Dia Mundial do Rim, esse mês foi escolhido para conscientizar a população sobre o câncer nesse órgão.

Março Azul Marinho – Câncer colo retal

Em 27 de março ocorre o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino e, por isso, o mês é utilizado para conscientizar a população através dessa campanha.

Abril Azul – Conscientização sobre o autismo

Em 02 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela

Organização das Nações Unidas (ONU).

Abril Verde – Segurança e saúde no trabalho

O dia 28 de abril abriga o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e, no Brasil, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Maio Amarelo – Segurança no trânsito

Em 2010, a ONU instituiu o período entre 2011 e 2020 como sendo a Década de Ações para a Segurança no Trânsito.

Maio Cinza – Câncer de cérebro

As ações realizadas no mês de maio possuem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o tema e alertar sobre a importância do reconhecimento precoce da doença.

Maio Laranja – Abuso de crianças e adolescentes

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Por isso, a campanha Maio Laranja promove a conscientização para o combate desse problema na sociedade.

Junho Vermelho – Doação de sangue

Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data promovida pela ONU em 2005.

Junho Verde – Prevenção do meio ambiente

O Dia Mundial do Maio Ambiente é comemorado em 05 de junho e, por isso, as ações nesse mês são voltadas para conscientização e prevenção do meio ambiente.

Julho Amarelo – Combate às hepatites virais

A campanha de conscientização ocorre nesse mês, pois o dia 28 de junho abriga o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, data criada pela ONU em 2010.

Julho Verde – Câncer de cabeça e pescoço

A campanha foi iniciada pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, já que dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Agosto Dourado – Aleitamento materno

A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é definido pela OMS como “padrão ouro” e no dia 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação

Agosto Verde Claro – Combate ao linfoma

A campanha instituída pela OMS visa conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença que apresenta mais de 40 tipos.

Setembro Amarelo – Prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo é uma campanha iniciada no Brasil em 2015, cujo mês foi escolhido porque dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Setembro Verde – Doação de órgãos

27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e as ações nesse mês visam esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas a se tornarem doadoras.

Outubro Rosa – Câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento criado nos Estados Unidos no início dos anos 90. O laço rosa, símbolo da campanha, representa a luta contra o câncer de mama.

Novembro Azul – Combate ao câncer de próstata

Novembro Azul tem origem em um movimento criado em 2003 na Austrália, chamado de Movember, por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata celebrado em 17 de novembro.

Novembro Azul – Diabetes

Como o dia 14 de novembro abriga o Dia Mundial do Diabetes, esse mês também é utilizado para ações de esclarecimentos sobre o tema.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, no Brasil, houve um aumento de 60% no diagnóstico de pessoas com diabetes.

Dezembro Vermelho – Aids

Como o Dia Internacional da Luta contra a AIDS é celebrado em 1 de dezembro, as campanhas de conscientização e esclarecimentos sobre a doença são realizadas nesse mês.

Dezembro laranja – Câncer de pele

O mês de dezembro utiliza a cor laranja na campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para prevenção contra o câncer de pele desde 2014.

Pesquisa Ronei Marcilio


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *