Faixa Atual

Título

Artista


Artista de Flores da Cunha ultrapassa barreiras e expõe sua arte em museu de Paris

Escrito por em julho 27, 2022

Em abril deste ano, Ritamar De Venz Francescatto participou de uma exposição em uma galeria do Museu do Louvre

Quem é artista sempre sonhou em um dia ver uma obra sua exposta em um museu fora do país. Ritamar De Venz Francescatto, artista visual de Flores da Cunha, na Serra gaúcha, viu esse sonho se concretizar quando sua curadora lhe convidou para expor um quadro nas galerias do Museu do Louvre, na charmosa Paris, em abril deste ano.

Rita, que sempre amou a arte, se formou em Artes pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e conta que iniciou sua carreira como professora em uma escola do município onde reside. Antes de levar seu trabalho para a França, um dos berços da arte, Francescatto já havia participado de algumas exposições no Brasil e fora do país também.

“Eu já havia participado de várias exposições e um dia a minha curadora disse que ia me levar para Paris, aí eu falei: tá, tudo bem. Mas, nem me prendi muito àquilo. No início desse ano ela me chamou e perguntou se eu já tinha pensado no quadro. Aí eu vi que era real, então vamos para Paris”, revela a artista. 

Ritamar foi selecionada para participar da Exposição Internacional de Arte Contemporânea que ocorreu nas galerias do Museu de Louvre – Carrousel Du Louvre – em Paris, de 8 a 10 de abril de 2022. A exposição não acontecia há dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19. Foram selecionados 150 artistas do mundo todo e Rita foi a única escolhida no Rio Grande do Sul.

O quadro que Francescatto confeccionou, intitulado de “Reflexos de Quixote”, representa o sagrado feminino e mostra como as atitudes dos antepassados influenciam atualmente nas decisões tomadas por cada um. “Conforme as escolhas que a gente faz, há uma abertura maior de consciência, há um vivenciar diferente e há uma mudança também de ser, de fazer e de criar”, declara ela.

Rita também contou para nossa reportagem que já foi convidada para, no próximo mês de novembro, participar de uma exposição em Barcelona, na Espanha, onde também poderá mostrar sua arte e seu trabalho.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *