Faixa Atual

Título

Artista


Aprovado projeto de lei que institui benção dos Freis Capuchinhos em Caxias do Sul na praça Dante

Escrito por em outubro 22, 2019

Proposição do vereador Velocino Uez (PDT) foi aprovada por unanimidade em sessão ordinária na Câmara Municipal nesta terça-feira

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (22), por unanimidade, o projeto de lei que institui a realização da bênção dos Freis Capuchinhos nas imediações da Praça Dante Alighieri, no centro da cidade. A proposição do parlamentar Velocino Uez (PST) ganha especial destaque neste ano, em que a prefeitura não permitiu a realização da tradicional programação religiosa no entorno da principal praça da cidade. 

O texto do vereador , define que a celebração ocorra na via paralela na praça em dezembro, nas semanas que antecedem o Natal. O projeto tramita no Legislativo desde meados de 2017. A proposta ingressou para votação no dia 26 de setembro, mas recebeu pedido de vistas por dez dias.  

Porém, mesmo com a aprovação do projeto pela Câmara, os freis capuchinhos já definiram que a atividade não vai ocorrer nas imediações da praça este ano. A benção está prevista para o dia 11 de dezembro, em dois pontos distintos da cidade: na Igreja da Paróquia Imaculada Conceição (Capuchinhos), no bairro Rio Branco, e na Catedral Diocesana, no Centro, das 9h às 18h.  

A atividade ocorre desde 2003, com a presença de cerca de 20 freis que, durante o dia, distribuem para milhares de pessoas a bênção. Os freis ficavam em vários pontos da praça onde as pessoas formavam filas para receber as bênçãos.  Agora, com a aprovação dos vereadores, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra (Republicanos). Caso seja vetado, retorna para a Câmara, que pode derrubar o veto por maioria de votos e promulgar a nova legislação.  

A negativa da prefeitura em oferecer a praça Dante Alighieri para a realização da bênção dos freis é um dos itens contidos no sétimo pedido de impeachment do prefeito, que está em trâmite no Legislativo caxiense.

Imagens: Redes Sociais/Divulgação  

Benção não vai ocorrer na praça este ano no dia 11 de dezembro

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *