Faixa Atual

Título

Artista


Aplicativo lançado pela Polícia Civil traz alertas sobre golpes

Escrito por em novembro 25, 2020

Por enquanto disponível apenas no Play Store, o app é baseado na cartilha sobre golpes virtuais

Proteger-se dos golpes mais comuns agora ficou mais fácil. A partir da terça-feira (24), usuários do sistema Android podem fazer o download para celular do novo aplicativo desenvolvido pela Polícia Civil, o PC Alerta!. Por enquanto disponível apenas no Play Store, o app é baseado na cartilha sobre golpes virtuais lançada pela Divisão de Comunicação Social (DCS) da instituição em junho deste ano.

“Os 15 golpes preferidos dos estelionatários têm seu modus operandi esmiuçado pelo aplicativo, que também traz dicas de como não cair no conto do vigário”, explica a idealizadora do app e diretora da DCS, a delegada Viviane Nery Viegas.

Golpes como o da extorsão sexual e da clonagem de cartões bancários estão entre os destaques do app. No primeiro caso, as vítimas, geralmente homens solitários, são seduzidas por meio de um perfil falso em uma rede social. Convencidos a trocar fotos íntimas com o estelionatário, que, até então, assume a identidade de uma mulher jovem e bonita, passam a ser chantageados após a troca de imagens. As ameaças vão desde vazar as “nudes” na internet a enviar para familiares da vítima.

A clonagem de cartões bancários, por sua vez, tem como principal alvo os idosos. Nele, a vítima é convencida por um falso atendente de agência bancária de que seu cartão foi clonado. Por telefone, o golpista coleta a senha da vítima e informa que um motoboy irá até ela para recolher o cartão e fazer o cancelamento do mesmo. Só que o motoboy é, na verdade, comparsa do estelionatário.

A iniciativa faz parte das ações para reverter um preocupante indicador de criminalidade do Estado. De janeiro a outubro de 2020, os indicadores de estelionato cresceram 127% em comparação com o mesmo período de 2019. Com o aplicativo, será possível acessar dicas sobre os principais crimes cometidos por estelionatários.

O serviço se encaixa no terceiro eixo do Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública RS Seguro, de qualificação do atendimento ao cidadão.

Fonte: Governo do RS


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *