Faixa Atual

Título

Artista


APAE de Antônio Prado comemora 45 anos

Escrito por em agosto 26, 2020

Hoje a escola atende 103 alunos e usuários (atendimento técnico)

Frente às inúmeras necessidades de orientação aos portadores de deficiência física ou intelectual, surgiu em 1975 a ideia de criar uma associação.          

A iniciativa foi levantada pelo médico Clóvis Mânica, e com a ideia aceita pela comunidade, em 26 de agosto foi empossada a 1ª Diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), tendo como presidente o próprio Mânica.

A partir daí surgiu uma grande mobilização para arrecadar recursos humanos com dificuldades também na ordem econômica e espaço físico.

Um ano depois de fundada, em 1976, a APAE passou a oferecer para a comunidade pradense uma escola especializada no atendimento de excepcionais. A primeira sede foi em sala alugada no prédio dos Irmãos Maristas. Em agosto de 1977 a escola foi transferida para uma casa cedida por Júlio Augusto Mânica. Em 1981 ainda na gestão de Clóvis foi inaugurada a sede própria da APAE.

Hoje a escola atende 119 alunos e usuários (atendimento técnico), sendo 76 de Antônio Prado, 26 de Ipê e 17 de Nova Roma do Sul.

A aluna mais antiga é de Antônio Prado, chegou ainda criança na instituição e está hoje com 55 anos. A APAE atende alunos de qualquer idade, divididos em dois turnos, manhã e tarde.

Atualmente fazem parte da instituição 23 funcionários, divididos entre direção, vice-direção, professores, auxiliar de limpeza, motorista, merendeira, assistente social, terapeuta ocupacional, psicóloga, fonoaudióloga e fisioterapeuta.

Além de aulas em ambiente fechado, a APAE oferece atividades como educação física, futebol, dança, musicalização e artes.

A APAE tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Devido à pandemia, este ano a APAE não consegui realizar promoções para arrecadação de recursos financeiros. Diante do fato, a entidade conta com a ajuda e solidariedade das pessoas, dessa forma poderá manter o atendimento aos alunos.

Quem quiser doar valores pode se dirigir até a sede ou depositar em uma das contas:

Banco do Brasil Ag. 0669 Conta n° 4007-X

Banrisul Ag. 0520 Conta n° 060086170-6

Pesquisa e redação Jornalista Ronei Marcilio


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *