Faixa Atual

Título

Artista


Antônio Prado: Programação alusiva ao Dia da Imigração Italiana

Escrito por em maio 20, 2021

As atividades buscam enaltecer a cultura local e promovê-la as novas gerações

Na manhã desta quinta-feira (20), foi realizado, na praça Garibaldi, evento de abertura, da programação alusiva ao Dia da Etnia Italiana.

A programação teve início às 10h, com a inauguração da escultura intitulada “Ferro e Dressa”, de autoria do artista Cesar Cony e a mostra Pérolas da Casa que retrata a história do coral Vozes do Prado.

O prefeito de Antônio Prado, Roberto Dalle Molle, comentou a importância desta data para a manutenção da cultura Italiana no município. “Possuímos um significado especial na colonização devido ao nosso patrimônio histórico e por sermos a cidade mais italiana do Brasil. Essa cultura presente em nosso dia-a-dia é o que nos enriquece e nos ajuda a manter a cultura viva em nossa família e nas novas gerações”, citou o prefeito.     

A secretária de Educação, Adriana Sartori, destacou a relevância destas atividades como forma de manter a cultura viva, como é o exemplo da dressa, utilizada na obra de Cesar Cony e que está presente na cultura, o que segundo ela cita é necessário para mantê-la viva uma vez que hoje em dia no município não se produz mais o trigo que seria essencial para a sua confecção.

Já a diretora de cultura, Carla Pinheiro, comenta sobre o impacto destes projetos a cultura local. “Avalio como muito positivas todas as iniciativas que estão sendo apresentadas no dia de hoje. É dia de celebrar a cultura da imigração muito forte e significativa em nosso cotidiano e esses projetos cada um a sua forma estão representando um pouquinho da nossa cultura”, completa.   

A presidente do coral Vozes do Prado, Adriana Lovatel, falou durante o evento sobre o projeto desenvolvido pelo grupo. “O coral faz parte da história deste município e neste ano completamos 34 anos. Somos quase patrimônio imaterial desta cidade e queremos publicar este material para que ele não se perca, para que futuros componentes possam ter acesso a essa trajetória”, disse.   

A mostra possui registros de letras e imagens que retratam a história do coral Pradense e ficarão expostas ao público até o domingo (22).

Durante live realizada pela Rádio Solaris na praça com o artista César Cony ele destacou a mensagem de sua obra aos Pradenses. “Quando vim pra cá me encantei com essa cidade que tem uma contribuição e um legado cultural. Que as pessoas não se esqueçam disso, pelo contrário que elas lembrem cada vez mais que cada pedra e madeira que está aqui nesta obra são parte desta história”, reforça.

A escultura do artista fica disponível ao público até o dia 11 de junho, logo após esta data segue para Porto Alegre onde será exposto no parque da Redenção.

A programação alusiva a Imigração se estende até hoje à noite, às 19h, com o lançamento do filme Nostri Ricordi, produzido pelo grupo de teatro Pradense I Descendenti dei Imigranti Italiani, através da página do facebook @filodeantonioprado.

Confira abaixo a live completa com o artista Cesar Cony:

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *