Faixa Atual

Título

Artista


Animais como cães e gatos também podem doar e receber sangue

Escrito por em junho 17, 2021

Veterinária esclarece dúvidas e procedimentos para doação

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado neste mês e a Rádio Solaris entrevistou nesta quinta-feira (17) a veterinária, Neide Inês Comparin, da Bela Fera AgroPet que falou sobre um assunto pouco conhecido: A doação e transfusão sanguínea entre animais.

A veterinária explica que a transfusão entre os pets ocorre em casos de anemia grave, cirurgias de tumores, casos renais, entre outras situações semelhantes as humanas.

REQUISITOS PARA CÃES

Para ser doador existem diferenças entre cães e gatos. Por exemplo, para um cão ser doador é necessário que esteja vacinado, receba vermífugos e tenha o controle permanente de pulgas e carrapatos, seja de porte grande, acima de 28 kg, independente da raça, e tenha de um a sete anos de idade. As fêmeas precisam seguir os mesmos requisitos e não podem estar no cio, nem prenhes para que não haja riscos aos filhotes que estão sendo gerados. O acesso do animal a rua também necessita ser controlado, devido as doenças que podem ser adquiridas no ambiente externo.

A profissional explica ainda que cachorros possuem sete tipos sanguíneos e na primeira vez em que o animal recebe a doação de sangue não necessita-se de teste de compatibilidade, já a partir da segunda torna-se necessário realizá-lo. Estes animais podem doar cerca de 15% de seu peso.

REQUISITOS PARA GATOS

Para ser doador, o felino necessita estar acima de 4 kg, não pode ser obeso, a raça é independente, deve estar com as vacinas e vermífugos em dia e ter entre um a sete anos. O acesso a rua deve ser proibido e o animal precisa ser dócil para facilitar a doação.

Os gatos possuem somente três tipos sanguíneos, sendo A, B e AB. Segundo Comparin 95% dos felinos é identificado como tipo A e podem doar cerca de 60 ml por vez.

BANCO DE SANGUE ANIMAL

Existe atualmente um banco de sangue animal em Caxias do Sul, o que facilita a reposição. A veterinária salienta que se houverem donos interessados em tornar seus animais de estimação em doadores, no município, eles podem realizar o cadastramento na Bela Fera, posteriormente uma avaliação será feita e o banco é contatado para vir até a cidade realizar a coleta.

O sangue canino após coletado e refrigerado dura cerca de 30 dias. O sangue felino possui duração de sete dias.

O diretor da Clínica Vitrus, de Caxias do Sul, Éverson Paludo, explica que cada 450 ml de sangue doado por um cão pode salvar outros em situação crítica, seja por atropelamentos, cirurgias de emergência ou doenças crônicas. “Em geral, o processo é muito parecido com o realizado em seres humanos e é extremamente seguro para o cão ou gato doador”, revela.

Após uma tricotomia, que significa a retirada dos pelos na região de coleta e, claro, antissepsia do local, o sangue é coletado diretamente na bolsa apropriada, sob constante agitação para homogeneizar e evitar a formação de coágulos. Paludo conta ainda que se o tutor preferir, pode ser feita a sedação do pet. “Como o incômodo é pequeno se comparado com a grandiosidade do ato e rapidez do mesmo, administrar sedativos é uma opção somente para os animais realmente muito agitados, que não ficam quietos por um tempo de 15 ou 20 minutos, diz.  

Paludo revela ainda que os bancos de armazenamento para animais costumam ficar vazios em alguns períodos como verão, por exemplo, que é quando as pessoas saem de férias e deixam de levar os animais para doação. Além disso, neste período, as hemoparasitoses aumentam muito, triplicando a demanda por bolsas de sangue. “Estamos falando de salvar vidas de fato, visto que a falta de bolsas de sangue é fator decisivo na vida ou morte de um paciente que precisa de ajuda”, ressalta ele.

Acesse abaixo a entrevista concedida pela veterinária Neide Comparin a Rádio Solaris nesta manhã:

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas com informações clínica Virtus Análise


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *