Faixa Atual

Título

Artista


Amesne aguarda publicação oficial do Governo sobre cogestão do modelo de distanciamento controlado

Escrito por em agosto 7, 2020

Maioria das regiões foram favoráveis a nova alteração no regramento

Embora a Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne) esperasse a publicação do decreto para a cogestão do Modelo de Distanciamento Controlado na quinta-feira (6), o presidente e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, afirma compreender a complexidade de tal determinação que, conforme o Governador Eduardo Leite, será divulgada no final de semana.

Desta forma, a Amesne irá aguardar a publicação oficial do Governo para, assim, criar o comitê, atender todas as demandas do decreto e, especialmente, elaborar os protocolos mais adequados para a realidade dos municípios que compõem a associação.

O que é o modelo de cogestão?

Se adotarem o processo de cogestão, os municípios que compõe a região covid poderão deliberar por aplicar protocolos diferentes dos aplicados pelo governo do estado, mediante apresentação de justificativa técnica. Desta forma, os protocolos da região podem ser menos restritivos do que a bandeira vigente, mas não menos restritivos ou equivalente ao da bandeira de risco inferior.

Contudo, caso os prefeitos da região covid não sejam unânimes na substituição dos protocolos, permanecerá valendo as restrições do estado. Ainda, municípios da região covid que optarem por não aderir o comitê técnico, poderão permanecer seguindo as orientações do governo do estado.
Serra registra mais três mortes.

Na quinta-feira (6), a Secretaria Estadual da Saúde confirmou mais três óbitos por Covid-19 na região da Serra Gaúcha. Na cidade de Capão Bonito, o primeiro óbito pelo vírus foi confirmado, trata-se de um homem com 72 anos que possuía comorbidades. A secretaria confirmou mais um óbito em Nova Araçá, em um homem de 79 anos, além de Caxias do Sul, um idoso de 82 anos que possuía outros problemas de saúde.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini com informações da Amesne


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *